Topo

Golpe na internet promete vídeo com despedida do ator Robin Williams

Robin Williams morreu aos 63 anos; o ator sofria de depressão  - AFP
Robin Williams morreu aos 63 anos; o ator sofria de depressão Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

15/08/2014 16h46

Um alerta da empresa de segurança Symantec informa que a morte do ator Robin Williams vem sendo usada para propagar golpes via internet. A ameaça consiste em um link, que promete um suposto vídeo de despedida do ator.

Quando o usuário clica, é direcionado para um falso site de notícias, que orienta a entrar no Facebook e compartilhar as imagens na rede social. “Ao realizar essa ação, ele está, na verdade, instalando um aplicativo suspeito em seu equipamento conectado à web”, diz o comunicado da Symantec. 

A empresa aconselha os usuários a não acreditarem em histórias sensacionalistas em redes sociais. Além disso, não devem acessar ou compartilhar links duvidosos e suspeitos que cheguem via e-mail ou em seus perfis online.

Essas ofertas fraudulentas fazem parte de uma fraude chamada phishing scam. Quando os internautas clicam nas "iscas", podem instalar involuntariamente códigos maliciosos em seus computadores, infectando-os. O principal objetivo dessa fraude é o roubo de informações financeiras, como dados bancários e de cartão de crédito.