Topo

No Facebook, detento britânico exibe aniversário com bolo de super-heróis

Liam Whitnell, 31, aparece em fotos do Facebook usando o celular na prisão  - Reprodução/Daily Mail
Liam Whitnell, 31, aparece em fotos do Facebook usando o celular na prisão Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 11h05

Liam Whitnell, 31, cumpre pena na cadeia de segurança máxima de Wandsworth (Reino Unido) por assassinato. Mas fotos publicadas em sua página no Facebook mostram que ele conseguiu burlar as restrições do local.

As imagens mostram Whitnell usando um celular, um bolo temático de “Os Vingadores” para seu aniversário de 31 anos, um refrigerante com rótulo personalizado (nome do detento) e um sanduíche de churrasco grego que teria sido entregue na cadeia.

Diante das evidências, as autoridades investigam como Whitnell teve acesso à rede social e também às regalias mostradas nas fotos.

Os detentos que descumprem as regras (como a proibição de telefone celular atrás das grades) podem perder privilégios e ser submetidos a ações disciplinares. Além disso, diz o “Daily Mail”, há no Reino Unido um acordo com o Facebook para remover páginas atualizadas enquanto o dono do perfil cumpre pena.

A publicação britânica afirma que, em 2011, Whitnell e três cúmplices mataram a facadas Kowshar Hussain, então com 24 anos. Na hora do ataque, a vítima removia uma cadeirinha de bebê de um carro em Londres (Hussain fazia isso no lugar de um amigo, que era o verdadeiro alvo do grupo). Whitnell foi detido em 2013 e condenado a 24 anos de prisão.