Topo

Conta no Twitter alerta se governo edita Wikipedia; saiba como isso é feito

Criador do Brwikiedits, Pedro Menezes adaptou código para monitorar IPs  - Arquivo pessoal
Criador do Brwikiedits, Pedro Menezes adaptou código para monitorar IPs Imagem: Arquivo pessoal

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 06h01

Diversas denúncias feitas recentemente indicam que computadores de órgãos de governo fizeram alterações na enciclopédia colaborativa Wikipedia: elogios a um ex-ministro e desqualificações a jornalistas no Brasil, além de críticas à investigação do caso Jean Charles no Reino Unido, por exemplo.

Diante desses alertas, surgiu no final de julho o perfil Brwikiedits, disponível no Twitter e no Facebook. Criado pelo desenvolvedor web Pedro Felipe Melo Menezes, 18, de Natal (RN), o serviço avisa sobre verbetes da Wikipedia editados por computadores do governo.

Para criar o “robô” que faz essa verificação de forma automática, Menezes utilizou o código aberto disponibilizado pelo perfil @congressedits no Twitter - a conta norte-americana monitora as edições realizadas a partir de computadores do Congresso local.

Entre as curiosidades que Menezes descobriu estão edições feitas nas redes da Petrobras e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados): os verbetes de “Digimon” e da sexta temporada da série “NCIS”, respectivamente. “Não convém com o propósito deles. No mínimo, é um péssimo exemplo de gasto de tempo e do dinheiro dos nossos impostos”, afirmou Menezes, que explicou ao UOL Tecnologia como a ferramenta funciona. 

Dá para confiar?

João Carlos Lopes Fernandes, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, afirma que é possível confiar no IP (protocolo de internet) registrado pela Wikipedia. “É possível mascarar o IP, mas isso geralmente é feito no caso de ataques”, explicou.

Mas ele aponta que as informações da Wikipedia seriam mais confiáveis, caso a enciclopédia exigisse de todos os editores o preenchimento de um cadastro (se o usuário não fizer isso, o site registra apenas seu endereço IP).

Como essa exigência não acontece, diz Fernandes, fica mais fácil usar indevidamente uma rede para associá-la a determinados verbetes – no caso de brigas entre partidos políticos, por exemplo.