Impressão 3D levará ao menos 5 anos para tornar-se popular, diz consultoria
O noticiário de tecnologia tem com frequência notícias relacionadas à impressão 3D. No entanto, esse recurso deve demorar entre cinco e dez anos para tornar-se popular entre os consumidores, segundo relatório publicado nesta terça-feira (19) pela consultoria de mercado Gartner.
A partir de um desenho tridimensional, uma impressora 3D consegue fabricar um determinado objeto. Na maioria dos modelos disponíveis para consumidores, a matéria-prima é o plástico. Alguns dizem que a popularização da tecnologia revolucionará a indústria, pois com uma impressora 3D em casa, qualquer pessoa poderia, por exemplo, criar sua própria ferramenta.
De acordo com a empresa, há 40 fabricantes de impressoras 3D voltadas para companhias e mais de 200 que fazem equipamentos voltados para o usuário final e que custam algumas centenas de dólares. No entanto, para o público em geral, esse é um valor inacessível. No Brasil, por exemplo, há modelos vendidos por cerca de R$ 4.000.
"Toda a repercussão sobre impressora 3D acaba ofuscando que essa tecnologia envolve todo um ecossistema de software, hardware e materiais usados para confeccionar as peças", afirmou Pete Basiliere, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
Para explicar a complexidade do processo, Basiliere diz que a criação de uma peça envolve a escolha do material, a duração e a qualidade. Na sequência, é necessário determinar as melhores tecnologias para impressão e, por fim, a impressora adequada.
Diante desse cenário, a consultoria acredita que aplicações de protótipos 3D e o uso de peças em aplicações médicas devem se estabelecer rapidamente nos próximos dois anos.
Para o futuro, o Gartner aposta que nos próximos dez anos deve começar um desenvolvimento sólido de impressoras 3D macro, capazes de imprimir grandes estruturas, como casas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.