Topo

"Anônimos" conseguem emprego e até vivem de páginas no Facebook; conheça

Usuários fazem sucesso no Facebook com conteúdo próprio ou de seguidores -  Karen Bleier/AFP
Usuários fazem sucesso no Facebook com conteúdo próprio ou de seguidores Imagem: Karen Bleier/AFP

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 06h00Atualizada em 29/08/2018 10h48

Não é novidade que marcas e celebridades também sejam famosas em perfis de redes sociais. No entanto, há “anônimos” que conseguem se dar bem no Facebook desenvolvendo um conteúdo próprio ou reunindo postagens de outros usuários.

Para saber quem são as pessoas responsáveis por algumas dessas páginas, o UOL Tecnologia falou com administradores de fanpages com mais de 3 milhões de curtidas. Dentre eles, há pessoas que vivem apenas disso, gente que usou o sucesso na rede como portfólio para arranjar emprego e pessoas que veem a página apenas como um hobby. Conheça:

Quer café? - Glauber Rocha, 29, advogado$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/glauber-rocha-criou-em-2012-a-pagina-quer-cafe-1408996039260.vm')

"Pensei que seria legal usar esse nome, pois estamos oferecendo algo para as pessoas", diz o criador da página no Facebook.

Apesar de Rocha ser do centro-oeste, o maior público do perfil é de pessoas que moram no Rio de Janeiro e em São Paulo, segundo o criador.

Boa parte do conteúdo postado vem de sugestões dos próprios leitores. Glauber estima que 90% dos posts provêm de dicas de seguidores, enquanto o restante é criado por ele ou pela Graziela Marques, 23, sua irmã, que o ajuda na administração da página. Mesmo com toda repercussão, o perfil no Facebook não gera nenhum tipo de renda para os autores, que gastam cerca de duas horas por dia para moderar comentários agressivos.

“Nossa preocupação é colocar mensagens motivacionais, conteúdo de humor e alguma coisa sobre política. Um dos critérios que utilizamos é se uma família poderá ver a postagem”, explicou. A página tem mais de 4,8 milhões de curtidas

Indiretas do Bem - Ariane freitas, 24 e Jessica Grecco, 25$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/ariane-freitas-e-jessica-grecco-criaram-o-indiretas-do-bem-em-2012-1408998740740.vm')

As administradoras tiveram a ideia de criar a página após reparar nas constantes brigas de amigos na timeline do Facebook. Elas pensaram que seria legal criar uma page que falasse de assuntos bons, usando indiretas do bem.

A fanpage, que começou em 2012, já soma mais de 4,7 milhões de curtidas. Para elas, o sucesso da página vem dos assuntos abordados. "Percebemos que várias pessoas sentiam falta de um ambiente positivo, para falar bem umas das outras. Por isso a página se tornou uma válvula de escape para muitas delas", afirmou Jessica.

A Indiretas do Bem não se restringe apenas ao Facebook. Com o tempo, as administradoras criaram um blog, um perfil no Instagram e ainda vendem produtos, como canecas e almofadas.

Pretinho do Poder - Betto Gonçalves Galvão, 23, publicitário$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/baiano-betto-goncalves-galvao-criou-a-pagina-pretinho-do-poder-em-2011-1408996321144.vm')

A página, criada em 2011, foi uma forma do publicitário baiano Betto Gonçalves Galvão ajudar a promover seus amigos negros que são modelos e atores, mas não tinham um espaço no Facebook. O conteúdo segmentado fez sucesso e a "maior fanpage negra do Brasil", como descreve o dono da página, já atingiu mais de 4,6 milhões de curtidas.

Galvão conta com a ajuda de seu irmão, que escolhe as fotos que ele acha que vai receber uma boa quantidade de curtidas, sobretudo vindas do público feminino.

Na maior parte do tempo, o dono da página dedica-se ao seu trabalho na área de marketing de uma rádio. Para complementar renda, o autor organiza festas temáticas em Salvador, como o "Luau do Poder", e disse que vai criar uma marca de roupa com o mesmo nome da fanpage em setembro.

Gina Indelicada - Henrique Lopes, 21, produtor publicitário$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/henrique-lopes-21-e-o-criador-da-pagina-gina-indelicada-1408996354928.vm')

"Um dia estava em casa, abri o armário e vi a caixa de palito", foi assim que Lopes teve a ideia de usar a "Gina", da caixa de palito, como símbolo.

O perfil começou em 2012 com alguns diálogos falsos no chat do Facebook, e já naquela época fez bastante sucesso. "Em uma semana, consegui um milhão de fãs. Depois vieram entrevistas para 'Forbes' e vários veículos nacionais", explica. A personagem já tem mais de 4,4 milhões de curtidas.

A repercussão fez com que Henrique Lopes fosse contratado por agências de marketing digital. No entanto, segundo ele, a Gina tomava tanto seu tempo que, recentemente, decidiu dedicar-se apenas ao perfil. A renda do criador da página vem de dinheiro de parcerias comerciais, consultorias e participações em eventos por diversas partes do Brasil.

Fatos Desconhecidos - Luiz Phellype Alves, 21, programador$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/luiz-phellype-alves-21-criador-da-fanpage-fatos-desconhecidos-1408995327805.vm')

A página Fatos Desconhecidos, criada por Luiz Phellype Alves, 21, "distribui pílulas de informações curiosas". Criada em dezembro de 2012, Alves diz que no início apenas ele postava conteúdos e, com o tempo, a atividade começou a ficar séria. Atualmente, há 12 pessoas envolvidas nas publicações.

Além de administrar a página, Alves diz que trabalha como programador e que investe em alcance no Facebook (para ter mais visibilidade), pois "quem não paga não tem alcance decente", afirma. Atualmente, há mais de 4,3 milhões de curtidas.

Sobre o sucesso da fanpage, ele acredita que um dos principais motivos é mexer com uma característica comum a todos. "Não existe uma pessoa nesse mundo que não seja curiosa.”

Bode Gaiato - Breno Melo, 20, publicitário 
Breno Melo é o criador do perfil Bode Gaiato - Divulgação - Divulgação
Breno Melo é o criador do perfil Bode Gaiato
Imagem: Divulgação

A página humorística Bode Gaiato começou em janeiro de 2013 como uma brincadeira. "Pensei em criar um personagem nordestino para retratar de forma engraçada as situações cotidianas e o bode veio logo à cabeça", explica Melo sobre a ideia da criação.

Melo dedica-se inteiramente ao personagem e tem parceria com a AMA, uma agência de mídias sociais que negocia contratos de publicidade para a fanpage.

Com pouco mais de 4 milhões de curtidas, o dono da página diz que a maioria da postagens é feita por ele. No entanto, os seguidores têm grande participação no envio de sugestões de publicações.

Chapolin Sincero - Renan Schwarz, 22, analista de mídias sociais 
Renan Schwarz é o autor por trás do perfil Chapolin sincero - Divulgação - Divulgação
Renan Schwarz é o autor por trás do perfil Chapolin sincero
Imagem: Divulgação

O perfil Chapolin Sincero começou com uma tentativa de fazer um portfólio para a faculdade. "Estudava publicidade e precisa de um bom case para entrar no mercado de trabalho. Com o perfil, consegui visibilidade", explica Schwarz. Atualmente, ele é um dos responsáveis pela presença online dos artistas da Talismã, empresa do cantor Leonardo.

Para o dono da página, os mais de 3,4 milhões de curtidas têm relação direta com o personagem. "Ele é muito carismático. Percebi que o olhar dele nas fotos combinava bastante com as frases. Talvez tenha viralizado pela identificação das pessoas com o conteúdo."

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais

A página é alimentada pelo dono e por seu amigo, Fabio Veloso.  Apesar dos milhões de curtidas, a fanpage é levada como um hobby e eles dizem não ganhar dinheiro com parcerias ou eventos.