Topo

Jovens de escolas privadas entram nas redes sociais com 12 anos, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 10h49

Mais de 90% dos jovens, entre 13 e 16 anos, ouvidos por uma pesquisa do site “Portal Educacional” afirmaram ter usado as redes sociais pela primeira vez com 12 anos ou menos. Já 86% admitiram ter mentido sobre a idade na web para poderem navegar nesses sites. A página é uma iniciativa da fabricante Positivo.

Esses números são resultados do levantamento “Este Jovem Brasileiro 2014”, que analisou alunos de escolas particulares, em parceria com o psiquiatra Jairo Bouer. Foram ouvidos mais de quatro mil alunos, espalhados em 36 escolas particulares de 14 Estados pelo Brasil, em todas as regiões do país.

Outros dados mostram que cerca de 95% dos entrevistados acessam a internet praticamente todos os dias. Já 85% dos usuários ficam duas ou mais horas na web. A maioria dos adolescentes ouvidos tem computador em casa e também utiliza tablets e smartphones. 

O tempo gasto navegando, no entanto, não é problema para grande parte dos usuários. Cerca de 33% disseram se desentender com pais por causa do exagero no uso. A realidade, segundo os pais, é outra: 80% afirmaram que os filhos abusam no tempo de conexão e que há brigas em casa por esse motivo.

Sobre ciberbullyng, a pesquisa revelou que parte dos adolescentes já sofreu e realizou a prática. Enquanto 23% já foram vítimas de insultos virtuais, 37% agiram de modo ofensivo ou agressivo com alguém.