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Financiamento coletivo na internet ajuda a viabilizar projetos; veja casos

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 06h00

O crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma modalidade em que os usuários utilizam a internet para angariar fundos. O dono de um projeto escolhe um site que possui essa finalidade e cadastra a ideia que precisa de recursos. Os internautas então doam as quantias que preferirem, podendo variar de pouco, como R$ 1, até mais de R$ 1.000, e recebem recompensas de acordo com o valor.

Se o idealizador atingir a meta de arrecadação, ele recebe a quantia. Caso ele não consiga juntar o quanto precisava, o dinheiro é devolvido aos usuários e o projeto não tem sequência. Veja brasileiros que apostaram nessa ferramenta e se deram bem.

Banda Dead Fish  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Banda Dead Fish bateu recorde do Catarse
Imagem: Reprodução/Facebook
A banda de rock Dead Fish escolheu o site Catarse para tentar financiamento diretamente de seus fãs. A iniciativa foi tão bem recebida que bateu o recorde do portal e arrecadou R$ 258 mil – a meta era “apenas” R$ 68 mil.

A opção pelo crowdfunding foi escolhida para manter a banda independente. O valor, que foi doado por 2.400 pessoas, vai ajudar o grupo a produzir seu novo álbum.

“Os caras da banda pensaram em várias alternativas de financiamento. Eu estava bastante convencido que daria certo, mas não tanto quanto foi. A opção da gravadora seria bastante cômoda para nós, mas existe uma vontade muito grande de tentar estes novos moldes de ser independente”, contou o vocalista da banda Rodrigo Lima, 41.

Chroma Squad - Divulgação - Divulgação
Chroma Squad utilizou o financiamento como marketing
Imagem: Divulgação
O portal americano Kickstarter, principal site de financiamento coletivo no mundo, foi a aposta do estúdio brasileiro de jogos digitais Behold. Como a empresa já tinha certo renome na área, a opção do crowdfunding foi mais pela análise de mercado.

“A decisão para fazer o financiamento coletivo era mais para criar uma comunidade e testar o conceito do jogo, do que conseguir financiamento”, explicou Saulo Camarotti, 28, fundador da empresa.

O resultado da “experiência” foi uma arrecadação de US$ 97 mil, cerca de R$ 220 mil (o Kickstarter funciona somente em inglês e com dólares). A meta da empresa era de US$ 55 mil (cerca de R$ 125 mil). O dinheiro foi aplicado no desenvolvimento e divulgação do game “Chroma Squad”, disponível para PC, Linux e Mac.

Soul Gambler - Divulgação - Divulgação
Soul Gambler foi financiado com ajuda de fãs na web
Imagem: Divulgação
O Soul Gambler, jogo grátis para navegador, arrecadou US$ 5.831, cerca de R$ 13.240 também no Kickstarter. O objetivo inicial do projeto era juntar US$ 5.000 (cerca de R$11.350).

Sem que o usuário precise fazer download de nenhum arquivo para o computador, o game mistura o estilo dos jogos clássicos de ação e características da cultura japonesa.

“Nós utilizamos o site como uma grande campanha de marketing. Uma maneira de conseguir mídia espontânea pelo pioneirismo e a ousadia do projeto e ao mesmo financiar parte dos meses necessários para a produção do jogo”, disse Horacio Corral, 31, diretor executivo do estúdio Tlon, que auxiliou na produção do game.