Topo

Com tela de 4 polegadas, Nokia Lumia 520 tem bom custo-benefício

O Nokia Lumia 520 tem tela de 4 polegadas - Divulgação
O Nokia Lumia 520 tem tela de 4 polegadas Imagem: Divulgação

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 06h00

O celular Nokia Lumia 520 agrada pelo processador dual core, pela câmera de 5 megapixels e por um esperto aplicativo de localização geográfica. Com configurações na medida para usuários que não exigem demais de um telefone, ele também agrada pelo preço sugerido de R$ 600.

O smartphone tem tela de 4 polegadas com 720p de resolução. Clara e vibrante, ela reproduz vídeos com qualidade e imagens nítidas. Também conta com a tecnologia de touch ultrassensível, o que torna bastante agradável o manuseio do telefone.

Ao rodar o sistema operacional Windows Phone OS, com a versão Lumia Black, o smartphone dá ao usuário a possibilidade de agrupar aplicativos em apenas um Live Tile (os quadradinhos da tela inicial). Isso torna mais prática a tarefa de acessar diferentes aplicativos. Para ter acesso ao recurso, o usuário deve fazer download do aplicativo Pasta de Arquivos, na Windows Phone Store.

O smartphone ainda conta com uma ferramenta de localização muito ampla e útil: o HERE Maps. Seu grande trunfo é a interface intuitiva, bastante simples de ser operada. Como em outras ferramentas, basta ao usuário digitar o destino e o aplicativo escreverá a rota mais adequada. Ele tem versões de mapas para pessoas a pé, de transporte público ou dirigindo, adaptando as orientações de acordo com a situação.

Disponível nas cores preto e branco, o smartphone tem um design rústico em comparação a outros aparelhos da família. As bordas são retas. Laterais e traseira, arredondadas. O conjunto torna a aparência do Lumia 520 bem sem graça. Para completar, a capa traseira é feita de um material plástico que deixa marcas com muita facilidade.

Multimídia

A câmera de 5 megapixels faz fotos razoáveis. Em ambientes bem iluminados - principalmente com luz natural - as imagens saem claras e vivas. No geral, o conjunto é excelente para usuários comuns que buscam um smartphone para compartilhar fotos com os amigos nas redes sociais.

O eletrônico também roda muito bem vídeos da internet. Os filmes mais coloridos e brilhantes são reproduzidos com imagens ótimas. Já imagens um pouco mais escuras ficam levemente opacas, mas nada que comprometa qualidade das reproduções.

O áudio do Lumia 520 pode desapontar quem goste de ouvir música alta. Mesmo com boa qualidade de som, sem distorções ou chiados, durantes os testes do UOL Tecnologia, as músicas não preenchem um ambiente fechado (mesmo que pequeno) com o volume no máximo.

O 520 conta com 512 de RAM e processador dual core de 1 GHz, foi desenhado para cumprir bem suas funções básicas (embora eventualmente perca o sinal com a internet Wi-Fi). No geral, o smartphone roda vídeos e jogos leves muito bem, além de permitir o uso rápido de várias ferramentas ao mesmo tempo. Por fim, outro ponto mediano é o espaço de armazenamento: são 8 GB internos, com mais 7 GB gratuitos na nuvem - no serviço OneDrive (antigo Skydrive).