Topo

Dicas ajudam remover vírus e proteger de ameaças seu perfil no Facebook

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 06h00

A leitora Jolyana entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como evitar ser infectada por vírus no Facebook. Além disso, ela gostaria de saber como resolver o problema, caso venha a ter sua conta invadida por pragas digitais.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com a equipe de suporte da rede social, a melhor forma de se manter protegida é não clicar em links que parecem suspeitos. Uma dica, caso o usuário se depare com alguma URL encurtada, é utilizar um serviço que reverte o endereço eletrônico para o original e checar se o destino é confiável. Isso pode ser feito com o CheckShortURL.

Muitas vezes, as pragas virtuais que agem no Facebook ficam escondidas como extensões e como complementos no navegador. Elas também podem se apresentar na parte de aplicativos da rede social. Uma forma para se livrar delas é desabilitá-las e apagá-las diretamente no navegador.

Além disso, por causa da propagação de ameaças na rede social, o próprio Facebook lançou uma página que ajuda usuários a aumentar a segurança de suas contas. Abaixo, você aprende como utilizá-la.