Samsung

Samsung apresenta novos Galaxy Note e revela óculos de realidade virtual

Do UOL, em São Paulo

A Samsung apresentou, nesta quarta-feira (3), o smartphone Galaxy Note 4 e outra versão da linha, chamada Galaxy Note 4 Edge. A empresa também apostou em tecnologia vestível durante o evento. O preço dos aparelhos ainda não foi divulgado.

Além de oficializar o já conhecido relógio inteligente Galaxy Gear S, ela divulgou os óculos de realidade virtual Gear VR. Os anúncios foram feitos em um evento prévio à feira de tecnologia IFA, que acontece de 5 a 10 de setembro em Berlim, Alemanha.

Galaxy Note 4

O Galaxy Note, disponível para venda em outubro deste ano, vem equipado com tela de 5,7 polegadas Super Amoled Quad HD (2,560 x 1,440 pixels), 3 GB de memória RAM e processador quad-core (quatro núcleos) de 2,7 GHz Qualcomm Snapdragon 805. Segundo a demonstração realizada durante o evento, o objetivo da tela é facilitar a vida do usuário durante a realização de várias janelas ao mesmo tempo, dividindo a tela. O aparelho pesa 176 gramas.

O Galaxy Note 4 também vem com uma S Pen, como os outros modelos da linha. Segundo a fabricante, o novo acessório está ainda mais próximo de uma caneta de verdade e o nível de precisão dobrou. A Samsung demonstrou ainda que a caneta pode funcionar como um mouse, em que você clica em ícone e o arrasta para outro local. Em uma parceria com a fabricante de canetas Montblanc, a empresa lançou versões de luxo do acessório, chamadas Montblanc Pix e e-StarWalker. Uma das pontas funciona como canetas tradicionais, enquanto a outra é digital.

Divulgação
Galaxy Note 4 chega ao mercado com tela Super Amoled de 5,7 polegadas

A câmera traseira do aparelho é equipada com 16 megapixels e tem estabilização de foco automática. Já a frontal possui 3,7 megapixels. Segundo a empresa, a câmera da frente foi melhorada para captar 60% mais luz que os modelos anteriores. Essa é uma aposta da empresa para melhorar os 'selfies' dos usuários -- também há um sensor atrás para disparar a câmera. Outro recurso dedicado aos 'selfies', chamado de 'wide selfie', aumenta o ângulo da câmera frontal para 120 graus, de forma que a imagem capture mais informações atrás do usuário.  

Para manter tudo isso ligado, o Galaxy Note 4 teria recebido melhorias na bateria. Segundo a fabricante, uma recarga rápida completa 50% da bateria em 30 minutos -- no modelo anterior seriam 55 minutos para o mesmo processo. Além disso, o novo gadget teria consumo 7,5% mais eficiente do que os anteriores.

Galaxy Note Edge

A tela principal do Galaxy Note 4 Edge possui 5,6 polegadas. Além do formato tradicional, o aparelho tem ainda uma outra tela, na lateral. Essa tela adicional funciona de forma autônoma, recebendo mensagens e com customização própria, com papel de parede independente, por exemplo. O gadget possui duas versões: uma com capacidade de armazenamento de 32 GB e outra de 64 GB. Não há informações sobre data de lançamento ou preço. 

Óculos de realidade virtual

O Gear VR Innovator Edition é a aposta da Samsung no mercado de óculos de realidade virtual. O produto funciona com ajuda do Galaxy Note 4. É preciso colocar o smartphone dentro do acessório, servindo como tela. Os óculos prometem alterar a percepção do usuário, criando uma visão de 96 graus. O produto foi criado em parceria com a empresa Oculus VR, que criou os óculos de realidade virtual Rift, famoso no mercado.

Reprodução/Samsung
Gear VR 'transforma' o Note 4 em óculos de realidade virtual

Outras parcerias fechadas pela Samsung são voltadas para criação de conteúdo especiais para os óculos, incluindo estúdios como Marvel, Dreamworks, Warner Brothers e Netflix. O Gear VR está previsto para chegar ao mercado até o fim do ano.

Principal nome da Oculus, John Carmack falou na apresentação sobre como foi transferir os movimentos da vida real para o mundo virtual. Segundo as informações apresentadas, o gadget cria no usuário a sensação de estar a dois metros de uma tela de 175 polegadas.

"A parceria com a Samsung nos permitiu criar um óculos de realidade virtual com qualidade de resolução e desempenho, tudo em uma plataforma completamente móvel", afirmou Carmack em um comunicado.

Gear S

O relógio inteligente da Samsung chega com conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth. A tela é curva Amoled de 2 polegadas. O gadget possui chip SIM próprio, sendo independente dos smartphones. Isso permite que o produto faça ligações sem ajuda de celulares, por exemplo. O lançamento pode ser sincronizado apenas com aparelhos Samsung.

Para quem utiliza o relógio em atividades físicas, o gadget vem equipado com a gama de aplicativos S Health, que registra dados de corridas e outros exercícios. Há também recursos de GPS, contador de queima de calorias, entre outros. 

Reprodução/Samsung
Samsung Gear S possui tela de 2 polegadas e chip SIM 3G próprio

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos