Topo

Sony lança Xperia Z3 e Z3 Compact, smartphones que viram tela remota do PS4

Do UOL, em São Paulo

03/09/2014 14h43Atualizada em 10/09/2014 16h19

A Sony apresentou nesta quarta-feira (3) dois novos smartphones, o Xperia Z3 e também uma versão menor do celular, o Xperia Z3 Compact. Ambos podem ser acoplados ao controle do PS4 e viram uma "tela remota" para o console de videogame. A empresa ainda não divulgou os preços dos aparelhos, que começam a ser vendidos em novembro.

Os anúncios foram feitos em um evento prévio à feira de tecnologia IFA, que acontece de 5 a 10 de setembro em Berlim, na Alemanha.

O Xperia Z3 possui tela de 5,2 polegadas (com resolução Full HD), estrutura em alumínio superfina com 7,3 mm de espessura e pesa 152g (a título de comparação, o iPhone 5s tem tela de 4 polegadas, 9,3 mm de espessura e pesa 140g).

Já o Xperia Z3 Compact difere do modelo anterior pela tela menor, de 4,6 polegadas (com resolução 720 p). Ele tem 8,6 mm de espessura e 129g.
Ambos os smartphones usam processador quad-core (quatro núcleos) Qualcomm Snapdragon 801 com 2.5 GHz quad-core CPU com suporte a internet 4G. 

Os smartphones possuem câmera com sensor de 20,7 megapixels uma nova lente grande angular de 25 mm, que permite enquadrar áreas maiores de uma cena. Segundo a fabricante, esses são os primeiros smartphones com ISO 12800, recurso que permite capturar mais detalhes nas fotos mesmo em baixa luminosidade.

3.set.2014 - A Sony apresentou a linha Xperia Z3, composta por dois smartphones e um tablet. O smartphone Xperia Z3 (esq.) tem tela de 5,2 polegadas, enquanto o Z3 Compact (dir.) possui uma de 4,6 polegadas. O tablet Z3 Compact, por sua vez, vem com display de 8 polegadas. Todos usam processador quad-core e funcionam como tela remota do console PS4. As novidades chegam ao mercado em novembro - Divulgação - Divulgação
A Sony apresentou a linha Xperia Z3, composta por dois smartphones e um tablet
Imagem: Divulgação

De acordo com a Sony, mesmo sendo smartphones com recursos que consomem bateria, será possível usá-los por até dois dias sem recarregar. Os aparelhos podem ter ainda um consumo moderado da bateria com o modo Stamina, presente em outros modelos da fabricante, que desativa aplicativos quando a tela está inativa.

Smartphone com jeito de PSP

O Xperia Z3 e Z3 Compact ficam com “cara” de PSP (Playstation portátil) com o controle especial Dualshock 4 Wireless, que funciona emparelhado com o smartphone via rede Wi-Fi. Para melhorar o desempenho no jogo, a Sony recomenda o uso do GCM10 Game Control Mount, peça que acopla o smartphone ao controle portátil do PS4. 

O objetivo, afirma a Sony, é permitir que o smartphone seja usado como uma tela remota do console de videogame PS4 naqueles momentos em que a TV está sendo usada por outra pessoa.

Tablet

O último modelo que integra linha é o portátil ultrafino Z3 Tablet Compact. O tablet possui tela de 8 polegadas (resolução Full HD) e também funciona como tela remota do PS4, além de ter 6,4 mm de espessura e pesa 270g.

O Z3 Tablet Compact também é à água e poeira, podendo ser usado, segundo a Sony, “à beira da piscina, na chuva ou ao lado da pia da cozinha enquanto prepara uma receita”.

O tablet usa processador quad-core Qualcomm Snapdragon 801 de 2,5 GHz e 3GB RAM. O processador gráfico é o Qualcomm Adreno 330, com 25% a mais de desempenho que o modelo anterior. O aparelho foi projetado para continuar, mesmo quando estiver em uso, com 13 horas de reprodução de vídeo em alta qualidade. Por fim, o tablet vem com câmera traseira de 8,1 megapixels e frontal de 2,2 megapixels. 

A Sony ainda apresentou no evento pré-IFA um smartwatch que roda Android, com processador quad-core de 1,2 GHz, tela de 1.6 polegada, e uma câmera acoplável, a QX1.