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Motorola atualiza linha Moto G; novos smartphones custam a partir de R$ 699

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em Chicago (EUA)*

05/09/2014 03h00Atualizada em 05/09/2014 12h27

A Motorola apresentou nesta quinta-feira (4) sua nova linha de smartphones na sede da empresa, em Chicago (Illinois, nos EUA). A partir desta sexta-feira (5), a companhia começa a vender novos modelos do Moto G (com preços que variam entre R$ 699 e R$ 799) e um novo Moto X (R$ 1.499). O lançamento dos dispositivos é exclusivo para o mercado brasileiro.

“Tivemos um ano incrível desde os lançamentos do Moto G e do Moto X em 2013. Com a venda do Moto G, que já é o smartphone mais vendido já feito pela marca, alcançamos o segundo lugar nessa categoria no Brasil”, disse Rick Osterloh, presidente da Motorola, ao explicar a importância do mercado brasileiro para a companhia norte-americana.

Como novidade, o Moto G traz uma nova versão com TV digital e a possibilidade de aumentar o armazenamento com chip microSD (isso só era disponível na versão 4G). Já o Moto X, dispositivo topo de linha, tem melhorias na câmera e novos recursos de comando por voz e gestos.

Novo Moto G: TV digital, dual-SIM e tela maior

À primeira vista, o Moto G lembra bastante o Moto E, pois a atualização do novo smartphone conta com um sistema de dois alto-falantes, sendo um próximo ao microfone principal e outro perto do fone (por onde a pessoa escuta a chamada). As semelhanças físicas ficam só por aí.

Por dentro, o aparelho “queridinho” da Motorola tem um processador quad-core (de quatro núcleos) de 1,2 GHz, tela de 5 polegadas e duas câmeras – uma traseira de 8 megapixels e outra frontal de 2 megapixels. O aparelho conta com conexão móvel 3G e Wi-Fi.

5.set.2014 - A Motorola apresentou nesta quinta-feira (4) sua nova linha de smartphones na sede da empresa, em Chicago (EUA). A partir desta sexta-feira (5), a companhia começa a vender novos modelos do Moto G (aparelho que está deitado à frente) com preços que variam entre R$ 699 e R$ 799. A fabricante também lançou o Moto X (smartphones na vertical) e um relógio inteligente, o Moto 360. O lançamento dos dispositivos é exclusivo para o mercado brasileiro - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
À primeira vista, o Moto G lembra bastante o Moto E
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

O smartphone será vendido em três versões, sendo todas com espaço para dois chips e com possibilidade de aumentar o espaço para guardar arquivos com cartão microSD. Uma de entrada com 8 GB para armazenamento (R$ 699), outra com 8 GB com uma capa colorida extra por R$ 729 e uma com 16 GB com TV digital. 

Na parte de software, uma das grandes novidades do dispositivo é uma função chamada “Migrate”. Desenvolvida pela companhia, a solução facilita o processo de migrar informações de outros celulares (mesmo antigos) para o Moto G.  O processo é feito por meio da conexão Bluetooth – para facilitar o processo, há uma espécie de tutorial em vídeo.

Em um rápido teste da reportagem, o aparelho mostrou-se esperto ao abrir aplicativos e, mesmo maior, continua confortável manuseá-lo. Agora com mais megapixels, a câmera foi o único item que não agradou, pois o sensor não se mostrou tão bom para captar algumas cenas, fazendo que fotos tiradas com o gadget saíssem desfocadas.

Moto X: mais armazenamento e comandos por gestos

O Moto X vai ser vendido apenas na versão com 32 GB de armazenamento (sem possibilidade de aumentar com cartão de memória). Ele tem tela de 5,2 polegadas FullHD, processador quad-core (de quatro núcleos) de 2,5 GHz, conexão 4G e duas câmeras, sendo a traseira de 13 megapixels e a frontal de 2 megapixels.

De acordo com a marca, logo na estreia, o smartphone estará disponível na cor preta ou com capas traseiras de couro e bambu.

O novo Moto X é contornado por uma fina estrutura de metal, o que confere ao aparelho um acabamento “premium”. O formato arredondado na parte traseira, que ajuda a melhorar a “pegada” do celular, continua nessa edição do smartphone. 

O único problema é que a tela pode incomodar quem tem mão pequena. Ao segurar o dispositivo com a mão direita, por exemplo, não foi possível tocar o lado esquerdo do display, sem antes ajustar o Moto X na mão.

Com as especificações e a faixa de preço adotada pela empresa, a companhia norte-americana mostra que não quer só dominar no ramo de aparelhos baratos, mas também os celulares inteligentes topo de linha.

5.set.2014 - A Motorola apresentou nesta quinta-feira (4) sua nova linha de smartphones na sede da empresa, em Chicago (EUA). A partir desta sexta-feira (5), a companhia começa a vender novos modelos do Moto G (aparelho que está deitado à frente) com preços que variam entre R$ 699 e R$ 799. A fabricante também lançou o Moto X (smartphones na vertical) e um relógio inteligente, o Moto 360. O lançamento dos dispositivos é exclusivo para o mercado brasileiro - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
O novo Moto X custará no mercado brasileiro R$ 1.499
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Quando comparado aos concorrentes, que em alguns casos têm melhor hardware, a opção da Motorola é mais barata. O Galaxy S5, por exemplo, custa R$ 2.599, enquanto o LG G3 é vendido por R$ 2.299 e o Sony Xperia Z2 sai por R$ 2.230.

Na parte de software, o sistema Android 4.4 foi pouco personalizado pela marca. No entanto, as alterações feitas são significativas. Uma nova opção do aparelho é efetuar alguns comandos por gestos. Exemplo: em vez de tocar no smartphone para ativar o modo soneca na função despertador, basta passar a mão sobre o aparelho. 

O sistema de comando de voz ficou mais ágil. Com ele, é possível enviar mensagens via WhatsApp sem precisar teclar. Por exemplo, pode-se dizer “Ok, Google. Enviar mensagem no WhatsApp para a Maria”. Na sequência, o smartphone abre a aplicação e pergunta sobre o conteúdo. Após ouvir e confirmar, a mensagem é enviada.

*O jornalista viajou a convite da Motorola