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Relógio Moto 360 custa US$ 249 nos EUA; gadget chega em outubro ao Brasil

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em Chicago (EUA)*

05/09/2014 03h00

A partir desta sexta-feira (5), a Motorola começa a vender no mercado norte-americano o relógio Moto 360 por US$ 249 (cerca de R$ 557) – versões com pulseira metálica chegam por US$ 299 (aproximadamente R$ 669). No Brasil, o gadget, que já vem sendo mostrado pela marca desde o início do ano, só chegará no mês de outubro e ainda não tem preço sugerido.

Como funciona

O Moto 360 é um dos primeiros aparelhos da categoria de formato arredondado e funciona como uma espécie de extensão de um smartphone conectada por meio de uma conexão móvel Bluetooth. Ao se afastar do dispositivo por mais de 10 metros, ele já “perde” a integração com o celular inteligente.

“Quem ganhou o jogo entre São Paulo e Corinthians”, “Me lembre de ligar para minha mãe em cinco minutos” ou “Me dê direções para chegar ao parque do Ibirapuera” são exemplos de perguntas e ações possíveis de serem feitas por meio do gadget.

5.set.2014 - A Motorola apresentou nesta quinta-feira (4) sua nova linha de smartphones na sede da empresa, em Chicago (EUA). A partir desta sexta-feira (5), a companhia começa a vender novos modelos do Moto G (aparelho que está deitado à frente) com preços que variam entre R$ 699 e R$ 799. A fabricante também lançou o Moto X (smartphones na vertical) e um relógio inteligente, o Moto 360. O lançamento dos dispositivos é exclusivo para o mercado brasileiro - Divulgação - Divulgação
O Moto 360 é um dos primeiros aparelhos da categoria de formato arredondado
Imagem: Divulgação

Na prática, ele acaba sendo uma versão portátil da ferramenta Google Now e que também possibilita interagir com ações do telefone, como responder ou enviar mensagens de texto. As notificações dele ocorrem com um pequeno tremor na região do pulso.

Dependente de um celular inteligente conectado à internet, o relógio, quando está longe de seu “mestre”, exibe as horas, permite medir os batimentos cardíacos e mede a atividade física do usuário em função dos passos dados durante um determinado momento.

“Nossa ideia não era criar um gadget, mas redefinir o conceito de relógio. Costumo dizer que ele [o Moto 360] parece um relógio e trabalha como um. No entanto, ele faz mais do que só informar o horário”, explicou Jim Wicks, vice-presidente de design da Motorola.

A tela do aparelho tem 1,56 polegada e é sensível ao toque. Segundo a marca, ela é resistente à poeira e à água – isso não significa que ao nadar com o gadget, ele continuará intacto. Oficialmente, a empresa diz que ele aguenta até 30 segundos em uma profundidade de até um metro.

O dispositivo tem 4 GB para armazenamento, 512 MB de memória RAM, o processador TI Omap 3 (cuja velocidade e número de núcleos não foram especificadas) e pesa 49 gramas.

Mão na massa

Durante a apresentação do dispositivo na sede da Motorola, havia poucas unidades disponíveis para teste (a maioria deles ficava rodando uma apresentação repetidamente). No entanto, foi possível notar em aparelhos usados por funcionários da Motorola que a precisão dos comandos de voz é relativamente boa, mesmo em um ambiente com barulho.

Além disso, chama a atenção o conforto proporcionado pelo uso do Moto 360. Ele encaixa tão bem no pulso que após um tempo de uso parece que ele não está lá. Segundo a equipe de desenvolvimento do gadget, essa foi uma das razões pelo formato arredondado. Após testes no tamanho de pulso médio de homens e mulheres, a forma circular se mostrou a com melhor encaixe na região.

O mercado de eletrônicos vestíveis, como o relógio da Motorola, tem recebido bastante atenção das empresas. O aparelho da empresa norte-americana já tem concorrentes feitos pela Samsung, LG e Sony, por exemplo. Agora, resta saber se a populosa categoria desses gadgets encontrará espaço no bolso dos consumidores.

* O jornalista viajou a convite da Motorola