Topo

Apple deve lançar iPhone e iWatch; conheça os rumores sobre os anúncios

Até site russo afirma ter feito ""hands-on"" com um suposto iPhone 6 (esq.), antes mesmo de lançamento - Reprodução/YouTube
Até site russo afirma ter feito ''hands-on'' com um suposto iPhone 6 (esq.), antes mesmo de lançamento Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

08/09/2014 06h00

A Apple convidou a imprensa norte-americana para um evento nesta terça-feira (9), na Califórnia (Estados Unidos). Como é praxe, vários veículos começaram a publicar rumores sobre os produtos que serão apresentados.

O convite não diz muito sobre o que será anunciado. A única frase presente é "Nós gostaríamos de poder dizer mais". No entanto, os rumores mais fortes sobre o evento dão conta de que a empresa lançará dois iPhones e um relógio inteligente, apelidado pela mídia de iWatch.

Veja a seguir os principais rumores referentes ao evento desta terça:

iPhones de tamanhos diferentes

Após ficar vários anos com um mesmo tamanho de tela, a Apple mudou de paradigma ao fazer o iPhone 5 com uma tela de quatro polegadas. O próximo passo da empresa, de acordo a "Forbes", é lançar dois dispositivos, sendo um com tela de 4,7 polegadas e outro de 5,5 polegadas. Ainda não é sabido como a Apple vai chamar os dispositivos. No entanto, a mídia tem usado o nome "iPhone 6" para as duas versões.

Parte de convite da Apple para evento a ser realizado em 9 de setembro; empresa deve lançar novo iPhone e uma relógio inteligente - Reprodução/Recode - Reprodução/Recode
Convite da Apple para evento: ''Nós gostaríamos de poder dizer mais''
Imagem: Reprodução/Recode

Botão de ligar reposicionado

Atualmente, o botão que liga o iPhone fica localizado na parte superior do aparelho. No entanto, isso deve mudar. Algumas imagens vazadas do aparelho mostram que a Apple posicionará o botão no lado direito do dispositivo. Isso pode ser uma mudança interessante, pois se, de fato, o novo iPhone tiver uma tela maior, ficará mais fácil acessar o botão.

Pagamento móvel

De acordo com o site norte-americano de tecnologia "Recode", a Apple tem trabalhado com operadoras de cartão de crédito para oferecer um serviço de pagamento móvel. Uma das empresas envolvidas na negociação é American Express. A ideia é transformar o iPhone em uma carteira virtual com a tecnologia NFC (comunicação por campo de proximidade, em tradução livre).

iWatch? Só ano que vem

Vários sites dizem que será apresentado um relógio inteligente. No entanto, segundo o “Recode”, a Apple deve apenas exibir o dispositivo para vendê-lo posteriormente. A estratégia lembra o lançamento do iPhone. A empresa demorou a começar a vender o dispositivo pela falta de aplicativos. Pode ser essa a razão para a fonte do “Recode” ter dito que os relógios serão vendidos apenas em 2015.

Enquanto o iWatch da Apple não é lançado, mock-ups ''pipocam'' na internet - Reprodução/Cult of Mac - Reprodução/Cult of Mac
Enquanto o iWatch da Apple não é lançado, mock-ups (modelos inventados) ''pipocam'' em sites especializados
Imagem: Reprodução/Cult of Mac

Maior resolução

De acordo com o site norte-americano "9to5mac", especializado na cobertura da Apple, um dos novos aparelhos pode ter uma resolução de 1.704 x 960 pixels -- o que tornaria a tela do dispositivo quase Full HD (para chegar a essa resolução teria de ter 1.920 x 1.080p).

Rumores dispersos

Há uma série de outros rumores que são confirmados por poucas fontes. O site “MacRumors.com”, por exemplo, diz que um dos iPhones terá uma tela de safira (material mais resistente que o usado nos aparelhos atuais da marca) e uma câmera com estabilização óptica de imagem (o que evitaria fotos tremidas).

Além disso, há a expectativa que haja pelo menos uma versão do iPhone com capacidade de 128 GB (atualmente, o máximo é 64 GB) e que os novos aparelhos tenham um chip de conexão sem fio 802.11 ac. Isso na prática significa que será possível conectar-se a redes Wi-Fi com velocidade superior a 1 Gbps (Gigabits por segundo).