Topo

Relógio inteligente, Apple Watch é lançado com tela de Retina com safira

Do UOL, em São Paulo

09/09/2014 15h05Atualizada em 09/09/2014 19h14

Depois de muita expectativa, a Apple estreou no mercado de relógios inteligentes com o Apple Watch. O dispositivo retangular vem com tela de Retina com safira, material que a torna mais resistente. O relógio será vendido por preços a partir de US$ 349 e, segundo Cook, “no começo de 2015”.

A novidade foi apresentada nesta terça-feira (9) durante evento na cidade de Cupertino, na Califórnia (EUA), juntamente com os novos iPhones 6 e 6 Plus.

Apple apresenta o relógio Apple Watch, em evento na sede da empresa na Califórnia (EUA) - Reprodução/Engadget - Reprodução/Engadget
Tim Cook apresenta o relógio inteligente Apple Watch, em evento na Califórnia (EUA)
Imagem: Reprodução/Engadget

“O Apple Watch é o dispositivo mais ‘pessoal’ que já criamos”, destacou Tim Cook, diretor-executivo da Apple. Segundo ele, o relógio cria “novas formas íntimas” para os usuários se conectarem e se comunicarem “diretamente pelo pulso”. O dispositivo é compatível com os iPhones 5, 5c, 5s, 6 e 6 Plus, ou seja, apenas smartphones Apple. 

Serão três modelos distintos: Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition. Cada um tem acabamentos diferentes, em alumínio, ouro e aço. O dispositivo vem ainda com giroscópio, acelerômetro, GPS e conectividade Wi-Fi. 

O relógio é sincronizado com o iCloud, sistema de armazenamento em nuvem da Apple, e funciona como dispositivo para exercícios físicos e acompanhamento da saúde. Cook disse esperar que o Apple Watch ajude as pessoas a “serem mais ativas” e se exercitem. Dois aplicativos de fitness e exercícios, com a ajuda do monitor cardíaco embutido no relógio e o GPS para marcar distâncias, vão ajudar o usuário a monitorar a atividade física. 

Uma espécie de coroa ao redor do relógio, feita de luzes de LED, serve para o usuário dar zoom na tela ou rolar a imagem para baixo, no caso de uma lista por exemplo. O Digital Crown também funciona como botão Home.

Tim Cook, diretor-executivo da Apple, segura um iPhone 6 durante apresentação do smartphone - Justin Sullivan/Getty Images/AFP - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Tim Cook, diretor-executivo da Apple, segura um iPhone 6 e usa o Apple Watch
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Design

Com pulseiras que podem ser trocadas e aparentam serem menores do que as apresentadas na concorrência, a Apple parece tentar atender ao público feminino com os seus novos relógios inteligentes. Isso porque os atuais produtos no mercado são criticados pelo tamanho grande para os pequenos pulsos das mulheres -- e nem sempre com um visual elegante. 

Com o recurso Force Touch, a Apple criou alguns atalhos de toque na tela. Ao enviar um emoji (carinha) para algum amigo, o usuário pode personalizar o humor apenas movendo com o dedo o sorriso do desenho para cima ou para baixo, por exemplo. Também é possível desenhar com a ponta dos dedos nas mensagens. Ainda, há comandos específicos: com três toques na tela, você chama os amigos para almoçar, diretamente. 

No quesito rede sociais, será possível aceitar diretamente pelo Apple Watch os pedidos de amizade no Facebook ou retuitar e favoritar posts no Twitter. Também é possível escrever posts em ambos os casos.