Topo

Animação faz sucesso no YouTube satirizando games antigos

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/09/2014 06h00

“A Lenda do Herói” poderia ser o nome de qualquer jogo tradicional. Mas, na verdade, essa frase se refere a uma série de animações no YouTube, que mistura o visual dos jogos 8 bits com músicas divertidas. O canal em que o material é divulgado já possui mais de 1 milhão de inscritos e 100 milhões de visualizações.

As produções contam a história de um herói, que se aventura em um mundo estranho para ele. Conforme o personagem anda e enfrenta inimigos, os autores satirizam o mundo dos games. O herói se surpreende, por exemplo, ao encontrar um pedaço de terra flutuando ou uma cobra que se transforma em moedas quando morre – características que só fazem sentido dentro de um jogo.

O que dá o tom divertido aos vídeos são as músicas, feitas especialmente para cada episódio da trama. “Nós fazemos uma música de aproximadamente 3 minutos, que conta um resumo da fase que estamos criando. A canção é permeada de piadas e referências a clichês de games”, contou Marcos Castro, 28, que é comediante e autor da ideia.

A inspiração para essas piadas vem dos games clássicos que foram marcantes na era dos videogames de 8 e 16 bits. “A arte com pixels me encanta profundamente. Jogos como ‘Wonder Boy in Monster World’, ‘Mega Man X’ e ‘Metal Slug’ me inspiram pela qualidade”, explicou Castro.

A Lenda do Herói - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
'A Lenda do Herói' satiriza games antigos e vai virar jogo de verdade
Imagem: Reprodução/YouTube

O projeto, que já está no quarto episódio, foi elaborado para um concurso do YouTube, chamado Next Up. Nessa época o canal já existia, mas somente materiais totalmente originais podiam participar da competição - os vídeos eram feitos com paródias de músicas famosas. Então, junto com seu irmão Matheus Castro, o comediante reuniu elementos que já utilizava em outras produções e desenvolveu “A Lenda do Herói”.
 

A receptividade foi tão boa que um jogo de verdade está sendo desenvolvido com a temática pelos irmãos Castro. “Assim que o vídeo da primeira fase foi lançado, em janeiro de 2012, muitas pessoas perguntaram se era um game de verdade, e que gostariam de ver um jogo baseado nos vídeos", contou  Marcos Castro.

A opção encontrada para financiar o projeto foi o crowdfunding, em que muitos usuários doam quantias pequenas pela web. "De início queríamos fazer um jogo simples, mas depois percebemos que poderia ser maior. Então firmamos uma parceria com o estúdio Dumativa e já estamos há mais de um ano nesse projeto, culminando com a campanha de crowdfunding”, completou.

Apesar de o jogo ainda não ter previsão de lançamento, dinheiro não será problema: com 4658 apoiadores, o projeto arrecadou R$ 197.623 no site “Catarse”, sendo que ainda faltam alguns dias para encerrar a campanha. O objetivo inicial era de “apenas” R$ 125 mil.