Animação faz sucesso no YouTube satirizando games antigos
“A Lenda do Herói” poderia ser o nome de qualquer jogo tradicional. Mas, na verdade, essa frase se refere a uma série de animações no YouTube, que mistura o visual dos jogos 8 bits com músicas divertidas. O canal em que o material é divulgado já possui mais de 1 milhão de inscritos e 100 milhões de visualizações.
As produções contam a história de um herói, que se aventura em um mundo estranho para ele. Conforme o personagem anda e enfrenta inimigos, os autores satirizam o mundo dos games. O herói se surpreende, por exemplo, ao encontrar um pedaço de terra flutuando ou uma cobra que se transforma em moedas quando morre – características que só fazem sentido dentro de um jogo.
O que dá o tom divertido aos vídeos são as músicas, feitas especialmente para cada episódio da trama. “Nós fazemos uma música de aproximadamente 3 minutos, que conta um resumo da fase que estamos criando. A canção é permeada de piadas e referências a clichês de games”, contou Marcos Castro, 28, que é comediante e autor da ideia.
A inspiração para essas piadas vem dos games clássicos que foram marcantes na era dos videogames de 8 e 16 bits. “A arte com pixels me encanta profundamente. Jogos como ‘Wonder Boy in Monster World’, ‘Mega Man X’ e ‘Metal Slug’ me inspiram pela qualidade”, explicou Castro.
A receptividade foi tão boa que um jogo de verdade está sendo desenvolvido com a temática pelos irmãos Castro. “Assim que o vídeo da primeira fase foi lançado, em janeiro de 2012, muitas pessoas perguntaram se era um game de verdade, e que gostariam de ver um jogo baseado nos vídeos", contou Marcos Castro.
A opção encontrada para financiar o projeto foi o crowdfunding, em que muitos usuários doam quantias pequenas pela web. "De início queríamos fazer um jogo simples, mas depois percebemos que poderia ser maior. Então firmamos uma parceria com o estúdio Dumativa e já estamos há mais de um ano nesse projeto, culminando com a campanha de crowdfunding”, completou.
Apesar de o jogo ainda não ter previsão de lançamento, dinheiro não será problema: com 4658 apoiadores, o projeto arrecadou R$ 197.623 no site “Catarse”, sendo que ainda faltam alguns dias para encerrar a campanha. O objetivo inicial era de “apenas” R$ 125 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.