Topo

Para evitar colisões, cidade chinesa cria faixa para usuários de smartphone

Cidade chinesa criou faixa exclusiva para usuários de smartphone para evitar colisões - AP
Cidade chinesa criou faixa exclusiva para usuários de smartphone para evitar colisões Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 14h10

A cidade chinesa de Chongqing implantou uma faixa exclusiva para usuários de smartphones. A medida tem como objetivo evitar acidentes entre pedestres distraídos que usam o celular enquanto caminham.  As informações são da agência de notícias “AP”.

Da mesma forma que há um faixa para quem usa o celular, há uma faixa exclusiva na calçada para quem não está utilizando o dispositivo.

“Há muitos idosos e crianças caminhando pelas nossas ruas. A distração das pessoas que usam o telefone enquanto caminham pode causar colisões desnecessárias”, disse Nong Cheng, responsável pelo marketing do grupo Meixin, que administra parte da zona de entretenimento do centro da cidade de Chongqing.

A ideia de fazer as faixas, segundo Cheng, veio de uma iniciativa adotada em Washington, capital dos Estados Unidos. Como parte de um programa do canal por assinatura “Discovery Channel”, foram pintadas duas faixas em uma calçada da cidade. Em uma delas, ficava um sinal que proíbe o uso de smartphone e na outra dizia “caminhe por sua conta e risco”, onde era permitido usar o telefone.

Apesar das marcas nas ruas, a empresa responsável pelas faixas na cidade chinesa disse que, por enquanto, os pedestres ainda não estão levando as sinalizações muito a sério.