Topo

Falha no sistema iOS permite postar no Facebook sem desbloquear smartphone

Falha no iOS 7e iOS 8 (imagem) permite realizar atividades no iPhone sem precisar desbloquear o aparelho - Divulgação
Falha no iOS 7e iOS 8 (imagem) permite realizar atividades no iPhone sem precisar desbloquear o aparelho Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 13h03

Um problema de segurança nos sistemas iOS 7 e iOS 8 (recém disponibilizado pela Apple) permite fazer uma série de atividades com a assistente Siri, como postar no Facebook, sem precisar desbloquear o gadget da Apple.

Exposto no canal do YouTube (em inglês) EverythingApplePro nesta quarta-feira (17), o problema só ocorre quando a assistente pessoal Siri (que ainda não está disponível em português) está habilitada para funcionar com o telefone bloqueado. As falhas apontadas no vídeo foram testadas e comprovadas pela reportagem.

Para postar no Facebook, por exemplo, o usuário aciona a Siri em um telefone bloqueado (segurando o botão “home”) e diz: “Post to Facebook” (Postar no Facebook). Na sequência, a assistente perguntará o conteúdo a ser postado e a pessoa pode confirmar ou dizer novamente, caso a mensagem não tenha sido compreendida.

Ação não funciona ao tentar postar no Twitter; sistema diz que só realizará atividade se o usuário desbloquear o telefone - Reprodução - Reprodução
Ação não funciona ao tentar postar no Twitter; sistema diz que só realizará atividade se o usuário desbloquear o telefone
Imagem: Reprodução

A ação esperada (e que não ocorre) nesse tipo de processo é que a assistente, após ouvir o comando, exiba a área para desbloqueio do dispositivo. Ao dizer “Post to Twitter” (Postar no Twitter), por exemplo, a Siri diz que é necessário digitar uma senha.

A falha também permite ver informações como histórico de chamadas (“show me recent calls”), últimas mensagens (“show me recent messages”) e notas de texto registradas no aparelho (“show me notes”).

Para evitar que isso ocorra, o dono do gadget Apple deve ir ao menu Ajustes > Código e desativar a opção “Siri” no item “Permitir acesso quando bloqueado”

Este não é a primeira vez que usuários acham falhas de segurança no iOS. Em setembro de 2013, um desenvolvedor descobriu uma forma de acessar um dispositivo bloqueado com uma longa sequência de passos.

A companhia ainda não se pronunciou sobre a falha. No entanto, em outros casos parecidos, a Apple liberou atualizações para corrigir o problema.