Topo

Microsoft apresenta sistema Windows 10 com volta do menu Iniciar

Joe Belfiore, da Microsoft, mostra volta do menu Iniciar no sistema Windows 10 - Reprodução/The Verge
Joe Belfiore, da Microsoft, mostra volta do menu Iniciar no sistema Windows 10 Imagem: Reprodução/The Verge

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 14h11Atualizada em 17/09/2018 11h00

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (30), seu novo sistema operacional, chamado Windows 10 em um evento realizado em San Francisco, Califórnia (Estados Unidos). De acordo com a empresa de software, a nova versão do sistema operacional será disponibilizada no final de 2015.

Apesar de mostrar o Windows 10 como um sistema para computadores, a empresa diz que a plataforma vai atender dispositivos com tela entre 4 e 80 polegadas. Inclusive, a próxima versão do Windows Phone (sistema operacional móvel para celulares inteligentes) também será chamado Windows 10.

"Não estamos falando de uma interface gráfica que vai ser utilizada em todos os dispositivos. O Windows 10 vai 'entregar' a experiência apropriada para cada dispositivo", escreveu Terry Myerson, da Microsoft, em blog oficial da empresa sobre o novo sistema.

A partir desta quarta-feira (1º), usuários poderão se inscrever para ter acesso à versão de testes do Windows 10. A companhia só recomenda o download para profissionais da área de tecnologia ou que o software seja instalado em um segundo computador, pois ele ainda está em desenvolvimento.

Terry Myerson, vice-presidente da divisão Windows, apresenta o Windows 10 - Divulgação - Divulgação
Terry Myerson, vice-presidente da divisão Windows, apresenta o Windows 10
Imagem: Divulgação

Um sistema "mutante"

O caráter "mutante" do sistema ocorre dependendo do dispositivo do usuário. Se for um computador com mouse e teclado, ele apresentará funcionalidades adaptadas para esses acessórios. Caso o gadget tenha uma tela sensível ao toque, o Windows 10 se adaptará aos comandos por gestos.

Uma das grandes novidades do sistema é a volta do menu iniciar, tal como ele é no Windows 7. A diferença é que ele mostrará alguns tiles personalizados, como previsão do tempo, aplicativo de e-mail e alguns outros que o usuário escolher.

"Nós procuramos achar um meio termo. Dessa forma, usuários do Windows 7 estarão mais familiarizados com a experiência nos computadores que eles têm", disse Joe Belfiore, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft.

A barra de buscas do menu Iniciar, além de procurar arquivos no computador, permite fazer consultas ao Bing.

Na parte de baixo da tela do sistema, haverá um botão que permitirá abrir múltiplas áreas de trabalho (o recurso também funcionará com a combinação de teclas Alt + Tab). Será possível alternar entre elas enquanto os aplicativos estão rodando. A Microsoft espera que as pessoas tenham alternativas

Durante a demonstração, foi exibido um arquivo do Power Point em metade da tela e na outra, havia as diferentes áreas de trabalho com aplicativos rodando. A ideia, segundo a Microsoft, é tornar os usuários mais produtivos.

Interface touchscreen do Windows 10 - Reprodução/The Verge - Reprodução/The Verge
O Windows 10 mantém alguns recursos do Windows 8, como recursos touchscreen
Imagem: Reprodução/The Verge