Topo

Google planeja app de mensagem para 2015 após perder WhatsApp para Facebook

Funcionário do Google anda de bicicleta na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia (EUA) - Paul Sakuma/AP
Funcionário do Google anda de bicicleta na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia (EUA) Imagem: Paul Sakuma/AP

Do UOL, em São Paulo

03/10/2014 12h26Atualizada em 03/10/2014 13h45

Depois de perder o WhatsApp para o Facebook, o Google planeja criar seu próprio aplicativo para smartphone de mensagem instantânea. Segundo o jornal indiano "Economic Times", a companhia tem enviado executivos a países emergentes da Ásia para conhecer as necessidades de diferentes ecossistemas e observar as oportunidades que podem ser exploradas nesse segmento.

Segundo fontes ouvidas pela publicação indiana, o aplicativo de mensagem do Google está em fase de desenvolvimento e deve ser lançado no próximo ano. Questionado pelo jornal sobre os planos, a gigante das buscas disse que não comentaria. No início do ano, havia vários rumores de que o Google queria pagar US$ 10 bilhões pelo WhatsApp. No entanto, o Facebook levou a melhor ao pagar US$ 16 bilhões pela operação.

O executivo que cuida da incursão em países emergentes é Nikhyl Singhal, responsável pelos serviços hangout e Google +. Além da Índia, ele tem visitado países do sudeste asiático.

Diferente da maioria dos produtos do Google, o usuário não precisaria efetuar login com dados da plataforma da gigante das buscas. A ideia é que o número de telefone seja a identificação de cada um dos usuários e que o aplicativo seja gratuito -- diferente do WhatsApp, que exige pagamento anual.

Com o recente lançamento da iniciativa Android One (que consiste em oferecer smartphones Androids a preços acessíveis) na Índia, o país tornou-se uma espécie de laboratório de teste para a empresa. Em uma recente entrevista, Sundar Pichai, vice-presidente do Google responsável pelo Android e a plataforma Chrome, disse que a companhia está interessada na Índia, em função da escala desse mercado.

A Índia deve se tornar o segundo maior mercado de smartphones, perdendo apenas para a China, em 2019.

Ao entrar nessa área, o Google deve enfrentar forte concorrência do WhatsApp, Viber, WeChat e Kakao Talk.

(Com "Economic Times")