Topo

'Simpática', caixinha de som da Sony oferece suporte a Bluetooth e NFC

A caixa de som Sony SRS-BTV5 é prática, mas não possui muita qualidade de som - Divulgação
A caixa de som Sony SRS-BTV5 é prática, mas não possui muita qualidade de som Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

06/10/2014 06h00

A caixa de som Sony SRS-BTV5 permite ao usuário reproduzir músicas de dispositivos portáteis como smartphones e tablets em alto e bom som. Prática, ao dispensar fios, o equipamento agrada pela facilidade de uso (basta no máximo um clique para funcionar), mas deixa a desejar por não ser fiel aos graves das canções que roda.

À primeira vista, a Sony SRS-BTV5 agrada bastante. Seu design redondo lembra muito uma pokébola, tendo mais ou menos o tamanho de uma bola de tênis. Quase que inteiriça, ela combina com ambientes diversos, como escritórios e salas de estar. Para utilizá-la, basta sincronizar com o equipamento que detém as músicas via Bluetooth.

Na opção de reprodução por meio do NFC (recurso que permite troca de arquivos por aproximação entre smartphones), um simples toque entre caixinha e smartphone já inicia a sessão musical.

Além de músicas, ela também faz as vezes de viva-voz. Quando se está ouvido alguma canção e o telefone toca, é possível atender a chamada e conversar via Sony SRS-BTV5. A qualidade do áudio, nesses casos, é boa.

Passado esse primeiro momento, o que vem a seguir pode desagradar usuários mais exigentes. Apesar de reproduzir as músicas em alto e bom som (com 1,2 W RMS), a caixinha não apresenta reforço nos graves. Ao escutar canções em que há a presença de sons de um contrabaixo, por exemplo, ela dá aquela sensação de que faltou alguma coisa.

Para quem procura um equipamento prático, para carregar para diferentes eventos, pode valer a pena. Já usuários que exigem muita qualidade para ouvir música, o ideal é procurar algum acessório mais fiel. O preço do equipamento (R$ 350) também pode afugentar.

Com bateria interna, ela é carregada via porta USB de computadores. Nos testes do UOL Tecnologia, cada seção musical durou cerca de 5 horas, sem pedir recarga.