Topo

Conta de "ricos do Irã" no Instagram é bloqueada por mostrar fotos vulgares

Foto postada no perfil "Rich kids of Tehran" (http://instagram.com/richkidsoftehran) no Instagram; segundo tuiteiros iranianos, conta foi bloqueada no país - Reprodução/Instagram/richkidsoftehran
Foto postada no perfil "Rich kids of Tehran" (http://instagram.com/richkidsoftehran) no Instagram; segundo tuiteiros iranianos, conta foi bloqueada no país Imagem: Reprodução/Instagram/richkidsoftehran

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 17h46

A conta no Instagram "Rich Kids of Tehran" (crianças ricas de Teerã, capital do Irã) foi bloqueada pelo governo local. No perfil, jovens ricos do país ostentam seus carros, casas caras, coquetéis e piscinas grandes. Apesar do bloqueio local, a conta pode ser acessada normalmente por usuários fora do Irã. As informações são do blog norte-americano "Mashable".

O perfil, que claramente foi inspirado no "Rich kids of Instagram", mostra o dia a dia de jovens ricos, inclusive mulheres vestindo roupas de banho -- o que pode ser considerado um crime no país. 

Contas iranianas no Twitter postaram a mensagem que aparece em vez das fotos do perfil. Nela, está escrito, por exemplo, que o razão do bloqueio é o fato de ter "imagens vulgares". Por essa razão, ela foi "filtrada" pelo governo.

"Rich kids of Tehran" começou em setembro do ano passado, mas só recebeu atenção da mídia nos últimos meses. O administrador da página escreveu, recentemente, a razão da existência do perfil. "O Oriente Médio sempre recebe atenção negativa e nós só queremos mostrar que Teerã não é dessa forma. A pagína não é poítica e nunca tivemos más intenções. Não imaginávamos que chamaríamos a atenção do mundo", disse.

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais

O caso pode trazer complicações aos jovens que aparecem no perfil. Recentemente, seis rapazes iranianos foram presos por dançar a música "Happy" em um vídeo.