Topo

Brasileiros discutem em Facebook que seria de paciente com ebola no país

Do UOL, em São Paulo

10/10/2014 14h52

Um perfil no Facebook, que possui o mesmo nome do primeiro paciente suspeito de ter ebola no Brasil, virou alvo de críticas por brasileiros nesta sexta-feira (10). A página, chamada Souleymane Bah, recebeu questionamentos de alguns internautas e foi defendida por outros. Não há confirmação de que esse seja realmente o perfil do paciente que está com suspeita da doença e passa por exames.

Os comentários começam com críticas e ataques dos usuários brasileiros, como nos posts “Cara, você trouxe a Ebola para o Brasil” e “Come back to your country” (volte para o seu país, em português). Outros, no entanto, demonstram apoio e defendem Bah. “As pessoas deveriam ser mais respeitosas, a doença não ainda está confirmada”  e “Que Deus te livre dessa doença, que não seja isso em nome de Jesus!”, escreveram outros internautas.

Comentários de internautas que criticaram suposto paciente com ebola no Brasil - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Comentários dos internautas no suposto Facebook de paciente com ebola no Brasil
Imagem: Reprodução/Facebook

Não há nenhuma resposta do proprietário do perfil às críticas, que fez seu último post público há 14 horas – momento em que o verdadeiro Bah estava internado em Cascavel, Paraná.

O caso

Originário de Guiné, Souleymane Bah, 47, informou ter tido febre alta entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9). Ele estava em bom estado geral e está sendo mantido em isolamento total para observação no Rio de Janeiro.  É o primeiro caso atendido no país desde que o surto da doença se espalhou pela África. Guiné é um dos principais países com casos de contaminação do vírus.

De acordo com o ministro da saúde, Arthur Chioro, o paciente apresentou febre dentro do período de incubação do vírus, que é de 21 dias. Por isso o caso se tornou suspeito. O tempo é contado a partir do último dia que Bah esteve na Guiné e pode ter contraído o vírus. Ele saiu em 18 de setembro da Guiné e chegou em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 19 de setembro, com uma escala no Marrocos.