Topo

Apple deve lançar novos iPads nesta quinta; conheça os rumores

Imagem vazada pelo site "9to5mac.com" de um suposto modelo do novo iPad; portátil deve ter leitor de impressão digital - Reprodução/9to5mac
Imagem vazada pelo site "9to5mac.com" de um suposto modelo do novo iPad; portátil deve ter leitor de impressão digital Imagem: Reprodução/9to5mac

Do UOL, em São paulo

16/10/2014 06h00

A Apple marcou um evento em Cupertino, Califórnia (EUA), para esta quinta-feira (16). Como sempre, a empresa não dá pistas do que mostrará. No entanto, por eliminação (a empresa já lançou novos iPhones e até um relógio inteligente em setembro deste ano), a companhia da maçã deve exibir novos modelos de iPads e computadores Mac.

Desde o anúncio do evento, que ocorreu no início deste mês, vários sites passaram a publicar rumores sobre os produtos a serem lançados pela companhia. Confira a seguir os principais:

iPad Air 2 e iPad mini 3

A companhia deve melhorar os dois modelos de iPads já disponíveis no mercado. Segundo o site “Macrumors”, a linha Air (lançada no ano passado) deve ganhar o processador A8x, uma câmera de 8 megapixels, uma atualização de memória (de 1 GB para 2 GB) e o sistema Touch ID, presente do iPhone 5s e que desbloqueia o dispositivo quando entra em contato com a digital do usuário. A tela deve continuar com 9,7 polegadas e a Apple deve manter modelos com versões entre 16 GB e 128 GB.

A terceira geração do iPad Mini também deve passar por uma atualização parecida com a do Air: deve ganhar novo processador, uma câmera traseira melhor e um upgrade de memória RAM. O diferencial deve ser o recurso Touch ID.

Um dos rumores mais curiosos envolvendo iPads grandes é a possível existência de um modelo maior, chamado pelo site "MacRumors" de iPad Pro. O modelo deve ter uma tela de 12,9 polegadas e, de acordo com o site, será feito para atender profissionais.

Com o lançamento, o desafio da Apple é tornar os iPads novamente atrativos. O tablet da companhia ainda vende bem. Porém, segundo um levantamento do site norte-americano “Business Insider”, a comercialização dos portáteis caiu 9% em um ano. O problema apontado por analistas consultados é que as pessoas não veem necessidade de trocar seus aparelhos por novos.

Novo iMac e outros rumores

Uma das grandes probabilidades desse evento é que a Apple deve liberar a nova versão de seu sistema para computadores, o OS X Yosemite. Lançado em junho durante o WWDC, a companhia prometeu disponibilizá-lo durante o outono no hemisfério norte (entre setembro e novembro). Como ocorreu em outros anos, a expectativa é que o download da nova plataforma seja gratuito para os donos de dispositivos Mac.

Com o Yosemite, as janelas do sistema ficarão translúcidas e a plataforma ganhará novos ícones de aplicativos. Além disso, ele se integrará a dispositivos móveis da Apple. Será possível, por exemplo, fazer chamadas ou receber SMS do iPhone pelo computador.

Segundo o site “Recode”, a linha de computadores Macs deve ser atualizada. O destaque deve ser um novo modelo com tela retina de 27 polegadas -- especula-se que a tela tenha resolução superior a 4k (3.840 × 2.160 pixels).