Topo

Dúvida: se o usuário desativar sua conta no Facebook, seus grupos sumirão?

Grupos do Facebook fica ativo mesmo após perfil ser desativado - Reprodução
Grupos do Facebook fica ativo mesmo após perfil ser desativado Imagem: Reprodução

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 06h01

O leitor Paulo entrou em contato com UOL Tecnologia, pois estava com dúvidas sobre o Facebook. O internauta gostaria de saber se um grupo criado por ele sumirá caso sua conta seja desativada e se é possível acessá-lo mesmo estando fora da rede social.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com as informações oficiais do Facebook, quando o usuário desativa sua conta, os grupos que estiverem com a privacidade definida como "Público" não poderão mais ser editados. Eles não desaparecerão, mas ficarão sem moderador e os membros não terão como fazer novas publicações.

Por este motivo, a rede social aconselha que o usuário modifique a privacidade para "Fechado" ou "Secreto" antes de abandonar seu perfil. Desta forma, qualquer membro do grupo pode se tornar o novo administrador e passar a controlar o que foi e será publicado.

Porém, durante os testes do UOL Tecnologia, o procedimento não deu muito certo. Independentemente da configuração de privacidade escolhida após desativar o Facebook, o grupo permaneceu ativo e com publicações liberadas. A diferença é que os membros não podiam escolher um novo moderador. Os grupos apenas ganharam administradores quando tinham outros usuários escolhidos anteriormente para tal cargo.

Outro ponto que vale ser ressaltado é que, quando a conta é desativada, todas as publicações feitas pelo usuário deixam de ser exibidas no grupo. Caso o internauta retorne para o Facebook, os posts aparecem novamente e o cargo de administrador volta a ser vigente.

Em relação ao acesso, o usuário não pode ver o grupo se estiver com o perfil desativado. Assim como também não consegue acompanhar qualquer outra função na rede social.