Topo

"Microsoft Lumia" vai ser o novo nome dos smartphones da Nokia, diz site

De acordo com o "The Verge", aparelhos perderão nome "Nokia" e vão se chamar "Microsoft Lumia" - Dado Ruvic/Reuters
De acordo com o "The Verge", aparelhos perderão nome "Nokia" e vão se chamar "Microsoft Lumia" Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do UOL em São paulo

21/10/2014 18h00

A Microsoft planeja parar de usar o nome Nokia para designar a linha de smartphones produzidos pela companhia. No lugar, a empresa que adquiriu a fabricante finlandesa no ano passado deve usar o termo "Microsoft Lumia". As informações  foram publicadas nesta quarta-feira (21) e são do site de tecnologia norte-americano "The Verge".

A transição tem ocorrido aos poucos. Em alguns países europeus, como o Reino Unido, ao tentar acessar a página da Nokia, o usuário já é levado para uma página da Microsoft.

O primeiro lugar a usar o nome "Microsoft Lumia" para a linha de telefones inteligentes é a França. A mudança deve ocorrer, em breve, nos perfis de redes sociais da companhia, como Facebook e Twitter. Na sequência, segundo fontes consultadas pelo site, outros países passarão por esse processo de reposicionamento da marca.

A alteração da marca não é necessariamente uma surpresa. A companhia, recentemente, renomeou aplicativos "Nokia" como "Lumia" para a plataforma Windows Phone. Apesar da mudança, ao anunciar a aquisição a Nokia no ano passado, a empresa informou que também havia licenciado o nome da marca por dez anos.

Em setembro de 2013, a Microsoft anunciou a aquisição da divisão de celulares da Nokia por R$ 17 bilhões. O restante da companhia finlandesa ficou concentrada em serviços e redes.