Topo

Em poucos cliques, AccountKiller apaga contas em redes sociais

Account Killer ajuda a apagar cadastros em serviços como Facebook - Reprodução
Account Killer ajuda a apagar cadastros em serviços como Facebook Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h00

Remover uma conta ou um perfil de uma rede social pode ser trabalhoso.

A página AccountKiller ajuda a apagar cadastros em serviços como Facebook, Twitter, Skype, contas do Google (que inclui plataformas como Gmail e Google+) e WhatsApp.

O processo é rápido. Assim que o usuário clica no serviço desejado, tem acesso a um link que o redireciona à página de remoção de conta. Em casos como o do WhatsApp, o AccountKiller apresenta instruções para apagar a conta e o aplicativo.

Algumas ferramentas em especial, como o Spotify, exigem o envio de um e-mail com algumas informações pessoais para apagar o perfil. Nesses casos, o AccountKiller fornece as instruções e o endereço de e-mail para solicitar a remoção.

O AccountKiller organiza as redes sociais por cores. As pretas (chamadas de Blacklist) são as que não permitem que o usuário remova o cadastro. As brancas (Whitelist) autorizam que as contas sejam removidas facilmente. As páginas em que os perfis podem ser apagados, mas com dificuldade, são marcadas em cinza.

O AccountKiller também tem a ferramenta SiteCheck. Trata-se de uma extensão para instalação em navegadores. Ela permite que, antes de efetuar o cadastro em um determinado site, o usuário consulte os termos de remoção de conta.

Na sessão “Submit a Site”, o internauta pode enviar uma sugestão ou ajudar a atualizar informações.

No geral, o AccountKiller cumpre o que promete. Um ponto negativo, contudo, é a página estar toda em inglês, o que pode dificultar o uso para quem não tem conhecimento do idioma. Além disso, o excesso de informações em sua interfacecomplica a localização dos serviços.