Topo

Protesto contra taxação de internet leva milhares às ruas de Budapeste

Jovem húngaro joga computador em sede do governo em Budapeste neste domingo (26) - Attila Kisbenedek/AFP
Jovem húngaro joga computador em sede do governo em Budapeste neste domingo (26) Imagem: Attila Kisbenedek/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/10/2014 12h10

Milhares de húngaros foram às ruas de Budapeste protestar na noite deste domingo (26) contra um projeto do governo que quer taxar transferência de dados pela internet. Os manifestantes alegam que a medida aumentaria a carga tributária do país e ainda feriria direitos democráticos fundamentais, como a liberdade de expressão.

O primeiro-ministro Viktor Orban, que tem sido alvo de críticas por adotar medidas antidemocráticas, mostrou os planos de taxar a internet na última terça-feira (21) no parlamento do país. O projeto propõe, por exemplo, taxar em 150 forintes (cerca de R$ 1,56) por cada gigabyte trafegado.

O objetivo da taxa é ajudar o país a sanar débitos. Como a maioria das pessoas usa a internet, isso seria uma forma de recuperar a arrecadação perdida com a redução do uso de telefonia no país.

O protesto realizado neste domingo foi organizado por um grupo no Facebook com mais de 200 mil apoiadores. Sites de notícia húngaros estimaram que cerca de 10 mil pessoas se reuniram em frente ao prédio do ministério da Economia do país.

"O movimento segue uma onda de medidas antidemocráticas tomadas por Orban, que tem feito a Hungria se distanciar mais da Europa", informa os organizadores do movimento no Facebook. "O projeto impediria o acesso igualitário à internet, aprofundando a divisão entre grupos econômicos e limitando o acesso à internet a pessoas pobres."

Durante o protesto, manifestantes seguraram seus celulares iluminando a praça dos Heróis, em Budapeste. Além disso, foram jogados computadores antigos em prédios públicos.

27.out.2014 - Milhares de manifestantes húngaros seguram seus celulares para protestar contra o plano do governo de taxar a internet no país - Laszlo Belizcay/AP - Laszlo Belizcay/AP
Manifestantes seguram seus celulares para protestar contra projeto que taxa a internet
Imagem: Laszlo Belizcay/AP

(Com Reuters e AFP)