Topo

Antivírus Ad-Aware oferece proteção em tempo real ao navegar na web

Reprodução
Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 06h00

O Ad-Aware Free Antivirus+ é um antivírus que também busca a melhora do desempenho de computadores. Criado pela Lavasoft, o software promete proteção em tempo real enquanto o usuário navega na web. A ferramenta também é responsável por interceptar vírus e malwares.

Ao baixar a versão gratuita do antivírus, o usuário consegue analisar o sistema do computador. É possível escolher entre a varredura rápida, completa e personalizada. Um relatório com os resultados é fornecido ao final da operação, e indica os arquivos contaminados.

A opção de proteção em tempo real deve ser configurada pelo usuário. Basta ativar a função na aba Real-Time Protection e reiniciar o computador em seguida. Essa ferramenta pode ser muito útil para internautas que entram em sites de bancos ou de compras online, já que o Ad-Aware indica em tempo real qualquer tipo de problema relacionado à navegação.

Um dos pontos negativos é sua interface um tanto complicada. Além disso, ao ser instalado, ele recomenda que outros antivírus ou mesmo programas que entende serem maliciosos sejam desinstalados da máquina (o que pode causar conflitos no computador).