Topo

Intuitivo, Alternate Pic View é alternativa a editores de imagens complexos

Alternate Pic View é editor de imagem indicado para quem precisa trabalhar imagens robustas ou mesmo criar gifs de maneira simples - Reprodução
Alternate Pic View é editor de imagem indicado para quem precisa trabalhar imagens robustas ou mesmo criar gifs de maneira simples Imagem: Reprodução

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 06h00

O Alternate Pic View é um editor de imagem indicado para quem precisa trabalhar imagens robustas ou mesmo criar gifs de maneira simples. Com uma interface intuitiva e limpa,  ajuda o usuário a encontrar as ferramentas que precisa. O programa também converte e extrai arquivos de forma competente, o que o torna atraente para aquele ajuste de última hora em uma fotografia, além de ser uma alternativa aos programas pesadões e difíceis de manusear.

A página inicial traz umas poucas ferramentas. Estão à disposição do usuário funções básicas como lápis, cor e formas geométricas. O item texto também está presente. Diferentemente do Paint, por exemplo, no Pic View, primeiro o usuário deve selecionar a fonte e o tamanho, escrever a mensagem em uma caixa de texto e depois “carimbar” na imagem quantas vezes quiser.

Na aba Effect estão disponíveis as funções de ajuste de contraste e tons de vermelho, verde e azul, além de outros efeitos divertidos. É possível colocar uma tonalidade “alienígena” nas fotos, ou as encher de pixels e chiados. Os filtros mais comuns como escala de cinza e negativo também estão presentes. A partir desse mesmo local, o usuário também pode inverter, espelhar e redimensionar as fotografias.

Mas o cargo de ferramenta mais prática vai para a Capturer. Ela abre uma pequena tela que mostra todos os programas em execução no computador e páginas acessadas no navegador em uso. O usuário pode escolher e fazer a captura das telas (uma por vez) de dentro do programa, sem a necessidade de usar a tecla PrtSc/SysRq. As imagens são salvas nos formatos JPG e BMP.

Esses formatos podem ser convertidos diretamente do Alternate Pic View. O programa converte uma ou mais imagens para 13 maneiras diferentes em pouquíssimos cliques. O usuário ainda pode, da mesma tela, selecionar o destino e o nome da foto.

O programa também com funções como a extração de ícones de arquivos EXE e DLL. Se o usuário curtir o ícone de um programa que baixou, ele pode salvá-lo usando o Pic View.

Porém, apesar de ser intuitivo e simples, o programa não tem versão em português. Isso pode reduzir a velocidade de edição de usuários que não entendem inglês, mas continua sendo possível usá-lo sem entender muito do idioma.  Além disso, eventualmente, ele fica lento quando se trabalha com imagens mais pesadas.