Topo

Aplicativo Skype Qik permite gravações e envio de vídeos no smartphone

Reprodução
Imagem: Reprodução

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

13/11/2014 06h00

O programa de mensagens instantâneas Skype lançou um aplicativo de vídeos exclusivo para smartphones, o Skype Qik (www.skype.com/pt-br/qik). O app gratuito permite que os usuários enviem gravações para um ou vários contatos com um simples toque e está disponível para os três principais sistemas operacionais: Android, iOS e Windows Phone.

Depois de baixar o Qik em seu celular, o usuário deve colocar o número de seu telefone (com DDI e DDD) e esperar o aplicativo enviar uma mensagem com um código para liberar a utilização. Após receber e preencher a solicitação, você já pode começar a usá-lo.

Para fazer um vídeo é bem fácil. Basta dar um toque no botão vermelho localizado na parte superior ou deslizar a tela para baixo para que o app automaticamente comece a filmar. As gravações são de, no máximo, 40 segundos e são enviadas somente para pessoas que possuem o Qik instalado. Amigos que não têm o app não poderão ver os vídeos (o Skype pergunta se você quer enviar um SMS avisando sobre o conteúdo; a mensagem é cobrada).

Durante os testes do UOL Tecnologia, o aplicativo mostrou um bom desempenho. A rapidez para enviar e receber vídeos agrada, o Qik ainda permite que o usuário altere entre a câmera principal e a frontal sem interromper a gravação. Já a qualidade das imagens vai depender do seu aparelho.

Entre os pontos negativos, deve-se ressaltar que o programa poderia ter mais funções multimídia (ele somente grava e envia vídeos). Além disso, somente pessoas com o app instalado conseguem visualizar o conteúdo.