Topo

Jovem de 21 anos é o primeiro britânico preso por vingança pornô

Luke King, 21, é condenado a 12 semanas de prisão por divulgar fotos de sua ex-namorada nua - Reprodução
Luke King, 21, é condenado a 12 semanas de prisão por divulgar fotos de sua ex-namorada nua Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 14h39

O britânico Luke King, 21, foi preso após postar uma foto íntima de sua ex-namorada no WhatsApp. Este é o primeiro caso de "vingança pornô" que terminou em prisão no Reino Unido.

King enviou as mensagens em agosto, após a vítima terminar o relacionamento de três anos. Segundo a reportagem do tabloide britânico "Daily Mail", a Corte de Derbyshire, no sul da Inglaterra, o condenou a 12 semanas de prisão.

O julgamento foi realizado menos de um mês após o governo britânico publicar as novas regras de repressão à "vingança pornô." A legislação prevê uma pena de até dois anos de prisão para aqueles que postarem imagens explícitas em qualquer plataforma online.

O jovem também foi proibido de ter contato com a mulher --cujo nome não foi revelado por determinação da Justiça-- pelos próximos dois anos. A restrição inclui o contato virtual.

A mulher procurou a polícia após receber ameaças do ex-namorado de publicar fotografias em que ela aparecia nua. No julgamento, a vítima, que mora em Derby, disse à polícia: "Ele está revoltado e muito chateado comigo".

Ainda assim, o juiz distrital Andrew Davison disse a King que ele deveria estar "profundamente envergonhado" de si mesmo por essa "violação desprezível e significativa de confiança". Segundo Davison, nada justifica a ação do jovem.