Topo

Slim Computer promete remover barras de ferramentas do navegador

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 06h00

O Slim Computer é uma ferramenta que ajuda a analisar e remover arquivos contaminados e programas do computador. A plataforma investiga aplicações, browsers, itens pré-instalados e atalhos. Além de otimizar programas do sistema, o software promete remover barras de ferramentas e plug-ins instalados nos navegadores.

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o programa removeu facilmente a barra de ferramentas do Google e do Bing. Porém, em alguns testes realizados em diferentes computadores, ele não conseguiu eliminar a Ask Toolbar. O usuário pode escolher remover algo de um navegador e deixar no outro. É possível também restaurar uma ferramenta específica, caso ela tenha sido deletada por acidente.

A plataforma funciona como qualquer outro sistema de otimização. Após analisar o computador, os vírus e ameaças são indicados como danosos e, caso o usuário permita, neutralizados.

Na aba Uninstaller, o usuário pode ver a avaliação de cada programa instalado e removê-los manualmente. Para ter mais informações sobre determinado software, basta clicar em More Info. Uma nova janela com comentários e avaliações será aberta.

A plataforma facilita o acesso às ferramentas do Windows, já que tem uma aba personalizada apenas com os recursos do sistema. A sessão funciona como um atalho, e pode ser uma boa opção para pessoas com menos experiência em informática. Além disso, o usuário pode visualizar dois medidores que indicam o nível de utilização da CPU e da memória RAM.

O Slim Computer só está disponível em inglês. A plataforma é intuitiva, mas exige que o usuário entenda algumas palavras no idioma para utilizar seus recursos plenamente.