Topo

Óculos de realidade virtual 'inserem' usuário em mundo de 'Game of Thrones'

Participante experimenta (e se segura) durante uso de Òculos Rift com "Game of Thrones" - Flávio Carneiro/UOL
Participante experimenta (e se segura) durante uso de Òculos Rift com 'Game of Thrones' Imagem: Flávio Carneiro/UOL

Flávio Carneiro

Do UOL, em Las Vegas (EUA)*

21/11/2014 06h00

O Oculus Rift é um par de óculos de realidade virtual que “transporta” o usuário para um universo digital e de 360 graus. Ainda em desenvolvimento, o produto possui apenas conteúdo simples. Em parceria com o canal “HBO” (produtor da série “Game of Thrones”), no entanto, a empresa por trás da tecnologia deu um passo a frente e recriou parte do universo da série aclamada.

O cenário escolhido para ser reproduzido no gadget foi uma muralha de gelo gigantesca, muito simbólica (e importante) na série. E a opção não poderia ser mais correta. Durante o teste do UOL Tecnologia, a experiência foi realmente impressionante.

Muralha de 'Game of Thrones' que é reproduzida pelo Oculus Rift - Divulgação - Divulgação
Muralha de 'Game of Thrones' que é reproduzida pelo Oculus Rift
Imagem: Divulgação

O gadget foi demonstrado no evento de tecnologia CA World 2014, promovido pela CA Technologies. A conferência, em Las Vegas, EUA, reuniu diversos desenvolvedores e demonstrou cases de sucesso e tendências da área.

A primeira animação que o usuário se depara depois de colocar os óculos é “subir” até o topo da muralha, dentro de um elevador de madeira (reproduzido fisicamente no estande). Logo no começo, o usuário consegue perceber a alta capacidade de exibir profundidade que o aparelho possui – não é possíver ver o “fim” da imagem, por exemplo.

Além da profundidade impressionante, outra caracteristica que foi perceptível durante o uso dos óculos é a habilidade do produto em gerar um ambiente completo, em 360 graus, que envolve totalmente a pessoa.

Oculus Rift custa US$ 350 para desenvolvedores - Divulgação - Divulgação
Modelo de Oculus Rift
Imagem: Divulgação

Isso significa que se o usuário olhar para a esquerda, enquanto usa o gadget, ele vai ver uma “continuação do cenário”. O mesmo ocorreu quando eu virei o rosto para cima, baixo e outras direções.

Se a pessoa olhar novamente para um local que já havia passado, enxerga o mesmo cenário que estava lá anteriormente. Mesmo se houver algo em movimento naquela região, é possível ver claramente que a cena “continou”.

A experiência é completada com outros elementos, como um vento gelado (que sai da cabine), fones de ouvido e pequenas vibrações no solo. Esses recursos, juntos, conseguem “enganar os sentidos” do usuário. A imersão é tão grande que algumas pessoas chegaram a tentar se segurar nas paredes, com medo de cair – mesmo sabendo que estão seguras.

* O jornalista viajou a convite da CA Technologies.