Topo

Estado do Iowa quer substituir carteira de motorista por aplicativo

Iowa quer trocar carteiras de motorista físicas por um aplicativo para smartphone - Reprodução
Iowa quer trocar carteiras de motorista físicas por um aplicativo para smartphone Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/12/2014 16h33

O Departamento de Transporte do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, anunciou que quer trocar carteiras de motorista física por um aplicativo desenvolvido por eles. A partir do próximo ano, o órgão começará a testar a novidade com um grupo reduzido de pessoas.

A ideia do departamento é tirar fotos 3D dos rostos dos condutores e exibi-las em um software para smartphone, que também trará informações como nome e categoria.

"Queremos dar opções aos motoristas. Estamos em um mundo cada vez mais móvel e há tantos serviços que podem ser conectados nos smartphones", disse Andrea Henry, porta-voz do órgão de transporte.

Como as licenças para dirigir são usadas para identificação da pessoa, o aplicativo vai conter uma senha para exibir as informações do motorista. Além disso, o departamento considera implantar algum mecanismo de validação de informações por análise de digital do dedo ou por reconhecimento de voz

O aplicativo móvel tem sido testado há pelo menos um ano. No próximo ano, funcionários públicos serão os primeiros a trocar a carteira física pela digital.

Apesar do teste, as identificações convencionais feitas de plásticas poderão ser usadas por quem quiser. A mudança, pelo menos nessa fase experimental, não será obrigatória. (Com "ABC" e "CNN")