Topo

Encontrou o vídeo da sua vida no YouTube? Aprenda a baixar e guardar no PC

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 04h00

Quer guardar um vídeo de uns gatinhos fofos que você encontrou no YouTube, mas não sabe como? Nesse guia, o UOL Tecnologia te ensina a fazer o download de três formas diferentes no PC, mas vale o aviso que não é qualquer tipo de conteúdo que pode ser gravado em seu próprio computador.

Baixar vídeos do YouTube é um assunto espinhoso, que vai contra os termos de serviço da plataforma. No entanto, a plataforma permite que conteúdos do tipo Creative Commons sejam disponibilizados por lá. O material que é designado dessa maneira tem sua cópia e compartilhamento permitidos com menos restrições do que licenças tradicionais, como as adotadas na maioria dos casos no YouTube.

VEJA MAIS DICAS DE TEC

Ou seja, você pode fazer o download de certos materiais do serviço, mas não é tudo que está liberado --nada de baixar clipes musicais, hein?

O primeiro método é usar o programa VDownloader, que precisa ser baixado e instalado no PC antes de você buscar um link do YouTube. O software tem uma versão gratuita que faz o serviço direitinho, mas cuidado para não instalar outros programas junto do pacote ? ele sugere a instalação de três outros softwares, mas é possível rejeitar todas elas.

Uma vez instalado o VDownloader, chegou a hora de você escolher o vídeo que quer baixar. É só copiar o link e coloca-lo na caixa de texto disponível do topo do programa, que vai encontrar o vídeo e permitir que você escolha a qualidade do download e em que pasta o arquivo vai parar. Depois de selecionar, é só esperar o fim do download para assistir ao vídeo baixado.

Outra opção é o site ClipConverter. Neste caso, você acessa o endereço e coloca o link do vídeo que você quer baixar em ?Endereço do vídeo?, clicando em ?Continuar? na sequência. Aí o site oferecerá diferentes níveis de qualidade para o material, além do tipo de arquivo que virá no download. É só clicar nas alternativas de desejadas e aí dar início ao download.

Por fim, temos o método mais prático, no site Savefrom.net. Embora ofereça menos níveis de qualidade no download, o endereço tem um atalho super útil para quem não quiser perder tempo copiando e colando links do YouTube.

Digitar ?ss? depois do ponto e antes da palavra ?YouTube? no link (assim: www.ssyoutube.com/) e pressionar a tecla Enter na sequência te leva direto ao Savefrom.net. Nessa nova página, você deve clicar em ?baixar o vídeo no navegador?, escolher a qualidade do vídeo e começar o download. Pronto, agora você conhece três métodos diferentes de fazer downloads direto do YouTube. É só tomar cuidado para não fazer nada de errado com esse poder!