Topo

Lumia 530 Dual Sim tem hardware bom em relação ao seu preço de R$ 360

Lumia 530 tem dois chips - Divulgação
Lumia 530 tem dois chips Imagem: Divulgação

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

16/12/2014 06h00

O Nokia Lumia 530 Dual Sim é um smartphone com hardware bom, se levar em consideração seu preço sugerido (R$ 360) e a possibilidade de usar dois chips ao mesmo tempo. O destaque fica mesmo por conta de seu processador Snapdragon quad-core de 1,2GHz (quatro núcleos).

Dotado de sistema Windows 8.1 e com 15 GB de armazenamento gratuito no OneDrive, o telefone da Microsoft também agrada pela qualidade sonora e mais algumas firulas de personalização.

Um dos principais destaques do 530 é o prático recurso Live Tiles. Ele permite fixar aplicativos, pessoas ou músicas preferidas na página inicial do programa. Na versão do sistema operacional, também é possível colocar uma imagem de plano de fundo, escolher entre 20 cores de customização e organizá-las da maneira que preferir.

O Lumia 530 tem um visual moderno – traseira e bordas arredondadas – e está disponível nas cores preta e branca. Com apenas 11,9 centímetros de comprimento, ele cabe perfeitamente em mãos pequenas. Isso permite ao usuário manusear o aparelho com bastante segurança.

A tela de 4 polegadas, pequena, se comparada aos smartphones mais novos no mercado, permite uma visualização agradável de textos e de fotos. A função touch otimiza a experiência de mudança de páginas e digitação.

O smartphone também tem áudio potente. Usá-lo com o volume no máximo é um espetáculo – que pode ficar ainda melhor se o usuário utilizar um fone que não deixe o som vazar. A reprodução de vídeo não se destaca muito quando o assunto são cores. É possível assistir a filmes com imagens claras, mas nada que salte aos olhos.

O 530 é dono de um hardware modesto composto por processadores quad-core de 1.2 GHz e memória RAM de 512 MB. Mas mesmo com especificações simples, durante os testes do UOL Tecnologia, foi capaz de realizar várias tarefas sem travar. Ele rodou músicas, jogos e redes sociais tranquilamente.

A câmera de 5 megapixels faz fotos boas e coloridas. Se o Lumia 530 peca por não tem uma câmera frontal, o usuário é recompensado com a possibilidade de fazer uma grande quantidade de fotos e vídeos para armazenar na memória de 4 GB expansível para até 128 GB com o microSD.