Topo

Deezer ganha função "karaokê" que permite ouvir música e acompanhar a letra

Recurso Lyrics, do Deezer, permite que usuário escute música e acompanhe a letra - Reprodução
Recurso Lyrics, do Deezer, permite que usuário escute música e acompanhe a letra Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 16h29

O serviço de música Deezer estreou nesta quinta-feira (18) uma funcionalidade "karaokê", que permite aos usuários acompanharem a letra sincronizada com a música. Chamado de Lyrics, o recurso é fruto de uma parceria da companhia de streaming com o serviço LyricFind, que disponibiliza as letras das canções.

Segundo a empresa, a opção de acompanhar as letras está disponível para usuários gratuitos e pagos cadastrados no serviço. Num primeiro momento, é possível acessá-lo via web e no aplicativo do Deezer para Android. Nas próximas semanas, o aplicativo do Deezer para iOS deve ter uma atualização e contar com o mesmo recurso.

Outros serviços contam com funcionalidade parecida, mas precisam estar aliados a outro aplicativo. O programa MusicXmatch, por exemplo, exibe letras e usa o serviço de streaming Spotify para reproduzir as canções. No Deezer, a solução está integrada e não necessita de instalação de outros programas.

 

Como funciona

Para usar o Lyrics, o usuário deve reparar se há um ícone de um microfone próximo ao player. Basta clicar nele e a letra da canção começa a aparecer.

O Deezer diz que há mais de 2 milhões de letras e que 80% dos hits estão "cobertos". Músicas como "Royals", da cantora neozelandesa Lorde; "Summer", do DJ escocês Calvin Harris e "Zen", da Anita, já fazem parte do Lyrics.

Durante teste da reportagem na estreia do serviço, predominantemente canções em inglês já exibiam letras. Alguns sucessos brasileiros como "Domingo de manhã", de Marcos e Belutti; "País do Futebol", do MC Guimê; ou "Beijinho no ombro", de Valesca Popozuda, não faziam parte do Lyrics.

Por enquanto, o Lyrics está disponível em inglês, francês, espanhol, português, finlandês e chinês. Nos próximos meses, a funcionalidade também deve ser disponibilizada em japonês, coreano, italiano e malaio.

Ao todo, o Deezer afirma que tem mais de 35 milhões de músicas em seu acervo.