Topo

Software Photodemon dispensa instalação e edita imagens rapidamente

Programa é alternativa ao Photoshop para realizar tarefas simples de edição de imagem - Reprodução
Programa é alternativa ao Photoshop para realizar tarefas simples de edição de imagem Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

29/12/2014 06h01

O Photodemon (http://zip.net/bnqt2B) é um editor de imagens que pode ser baixado gratuitamente. A maior vantagem é que ele não precisa ser instalado no computador. O usuário pode executar o programa toda vez que for usá-lo. Se o arquivo for salvo em um pendrive, será possível abri-lo em qualquer PC.

Indicado para uso não profissional, o Photodemon é indicado para edições rápidas e oferece uma série de funções para melhorar figuras.

Assim como no Photoshop, o editor trabalha com um sistema de camadas. O usuário pode redimensionar, cortar e regular o zoom da imagem. Também é possível melhorar a tonalidade das cores, o contraste e a saturação. Alguns efeitos como ondulação, distorção, luz e sombra podem ser usados para dar mais personalidade às imagens.

A ferramenta também permite que o usuário crie um filtro personalizado. O processo envolve 25 opções, que podem ser combinadas para chegar ao resultado final.

Para começar a editar uma imagem basta arrastá-la para a janela do programa. A falta de uma barra de ferramentas dificulta a produtividade. É necessário procurar as funções em abas para poder usá-las.

A interface não é muito simples. O usuário precisa explorar para conseguir usá-la sem maiores dificuldades. O Photodemon está, por padrão, em inglês. Mas o idioma pode ser facilmente alterado para português por meio da aba Tools.