Topo

Browser IceDragon protege ao navegar e facilita compartilhamento de links

O IceDragon utiliza um sistema que reforça a segurança do usuário ao visitar páginas - Reprodução
O IceDragon utiliza um sistema que reforça a segurança do usuário ao visitar páginas Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

07/01/2015 06h00Atualizada em 07/01/2015 12h54

O browser Comodo IceDragon, baseado na plataforma do Mozilla Firefox, pode ser uma boa alternativa para quem deseja navegar na web com mais proteção contra pragas digitais.

O programa utiliza um sistema que reforça a segurança do usuário ao visitar páginas e foi desenvolvido pela empresa Comodo, especializada em aplicativos de proteção digital. Outro diferencial do IceDragon, em relação aos principais concorrentes, é que ele permite compartilhar conteúdo de forma rápida no Facebook. Um ícone da rede social, localizado ao lado direito superior da plataforma, serve como atalho para postar o link de páginas da web.

O sistema de segurança usado pelo Comodo IceDragon é o Comodo Secure DNS. Ele permite o acompanhamento de segurança diretamente do browser e indica quando o usuário acessa páginas com conteúdo de risco.  Além disso, um botão localizado ao lado direito da interface permite a análise completa da página – tudo isso em tempo real.

Por meio do IceDragon, o usuário pode fazer o download do Comodo Internet Security (CIS) e usar a opção Virtual Browsing. A ferramenta permite navegar em um ambiente isolado. Diversas ameaças (como malwares) encontradas nas páginas não poderão afetar o computador.

Usabilidade

A navegação com o programa é dinâmica, já que a plataforma é intuitiva, sendo praticamente idêntica à do Mozilla Firefox. O IceDragon é eficiente e prático para as tarefas do dia a dia. O layout não apresenta nenhuma particularidade.

As páginas são carregadas rapidamente. As imagens também aparecem sem maiores dificuldades. Assim que uma nova aba em branco é aberta, o usuário tem acesso a seus sites favoritos.

Entre os pontos negativos do browser, deve-se destacar a demora em abrir, quando é inicializado pela primeira vez. Além disso, pode eventualmente travar, de acordo com o número de abas que estejam abertas em sua interface.