Topo

Britânico cria modelo 3D do próprio rim para auxiliar médicos em operação

Do UOL, em São Paulo

14/01/2015 18h52

Um britânico decidiu criar uma cópia em 3D de seu próprio rim para ajudar os médicos em um procedimento cirúrgico.

O executivo John Cousins, 46, estava apresentando aos médicos o futuro da impressão 3D no NHS (Serviço Nacional de Saúde, sigla em inglês), na sede de sua empresa, quando desmaiou. 

Após ser levado para o hospital, foi confirmado que ele tinha apendicite. O apêndice foi removido no mesmo dia para aliviar a dor. Mas, novos exames, apontaram a existência de pedras no rim de 3,5 centímetros e a necessidade de uma nova operação.

Foi aí que Cousins teve a ideia de criar um modelo 3D de seu próprio rim. "Enquanto estava deitada na cama, pensei: 'poderíamos usar a tecnologia que temos para reconstruir o rim e ajudar o cirurgião na operação'", disse ele, em uma entrevista publicada no jornal britânico "The Telegraph".

Foram usadas as imagens da radiografia computadorizada para criar a imagem 3D, que serviu como referência para o cirurgião Bhaskar Somani na operação de duas horas, realizada na última segunda-feira (12).

O modelo, segundo Cousins , custou 123 libras esterlinas (cerca de R$ 489,87) e levou cinco horas para ser impresso. "Ele pode ser usado para planejar a precisão das operações e até mesmo para reduzir o tempo de funcionamento dos procedimentos cirúrgicos", relatou ele.

O médico disse que a tecnologia realmente o ajudou a planejar a precisão da operação. "Nós estamos esperando para trabalhar em conjunto para obter mais modelos 3D em ensaios para 20 outros pacientes", afirmou Somani.