Topo

Homem salva a vida da mulher com a impressão 3D de tumor

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 10h35

Um entusiasta da impressão 3D usou seus conhecimentos para salvar a vida da mulher, segundo a revista "Make Zine". Michael Balzer, ex-engenheiro de software, construiu a réplica do tumor encontrado nos olhos de sua companheira, Pamela Shauvan Scott.

Após fortes dores de cabeça, Pamela procurou o médico e identificou a existência de um tumor de três centímetros na parte inferior do olho esquerdo. A situação, segundo a avaliação do médico, não era grave e era comum entre as mulheres. A recomendação, portanto, foi monitorar o tumor e marcar uma nova consulta em um ano.

Inconformado com o primeiro diagnóstico, o casal decidiu enviar os resultados da ressonância magnética para neurologistas de todo o país. A maioria deles concordara que Pamela precisava de uma cirurgia. Em pouco tempo, a situação se tornou ainda mais grave.

Balzer resolveu não ficar de mãos cruzadas. "Eu pensei: 'por que não levá-lo para o próximo nível?", disse ele à "Make Zine". "E fui pesquisar os tipos de ferramentas que estavam disponíveis para que pudesse tomar as DICOMs [formato digital para dados de imagens médicas], que são feitas em 2D, em um modelo 3D."

Após pesquisar as mais variadas tecnologias disponíveis no mercado, Balzer criou um modelo tangível do crânio de Pamela para que fosse possível ver a perspectiva da localização e do tamanho do tumor. Modelo que serviu de base para que o neurocirurgião sugerisse um procedimento minimamente invasivo. Em vez de serrar o crânio, a opção foi acessar o tumor através da pálpebra e removê-lo com a ajuda de uma micro broca.

A cirurgia foi um sucesso e, após salvar a mulher, Scott resolveu transformar sua boa ação em uma profissão na tentativa de ajudar outras pessoas com problemas de saúde.