Topo

Antivírus Bitdefender protege sem prejudicar desempenho da máquina

Reprodução
Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

20/01/2015 06h00

Os leitores Augusto e Roberto entraram em contato com o UOL Tecnologia perguntando sobre opções de antivírus gratuitos. Eles usam, respectivamente, o Avast e o AVG, mas gostariam de avaliar outras opções. A ideia de ambos é usar um programa de proteção que não deixe o PC lento.

O antivírus Bitdefender (http://zip.net/bqqCBj) pode ser uma boa alternativa aos programas de proteção gratuitos e mais populares, como Avast e AVG. Ele garante proteção em tempo real e promete não afetar o desempenho da máquina (em termos de velocidade) enquanto estiver sendo usado.

O software oferece proteção em tempo real e neutraliza diferentes tipos de vírus e ameaças. Ele também detecta e bloqueia programas mal intencionados instalados no computador. Além disso, é uma boa opção para os gamers, já que interrompe as atividades de análise durante as partidas.

Ao navegar na web, o programa investiga o endereço HTTP e indica se a página é segura ou não. Ele também notifica se algo estiver tentando acessar informações restritas do seu computador. 

A plataforma é otimizada e compatível com os sistemas Windows 8 e Windows 8.1, e pode ser baixada gratuitamente (http://zip.net/bqqCBj). Entretanto, é necessário fazer um registro para conseguir usá-la por mais de 30 dias. Na hora da instalação, o programa recomenda que os antivírus instalados na máquina sejam removidos, mas é possível completar o processo sem aceitar a sugestão.

A interface do Bitdefender é moderna, mas peca na simplicidade. Ela consiste em uma barra pequena na lateral direita da tela, que oferece poucas funções ao usuário. A possibilidade de configurar o idioma para português facilita a navegação e o entendimento dos avisos.