Topo

Twitter passa a incluir opção para captura de vídeos de até 30 segundos

Twitter lança duas atualizações: vai permitir gravar vídeos no aplicativo e usuários poderão trocar mensagens diretas em grupo - Regis Duvignau/Reuters
Twitter lança duas atualizações: vai permitir gravar vídeos no aplicativo e usuários poderão trocar mensagens diretas em grupo Imagem: Regis Duvignau/Reuters

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 11h41Atualizada em 27/01/2015 12h09

A partir desta terça-feira (27), será incluída gradativamente a opção de captura de vídeos de até 30 segundos para os usuários do Twitter.

Após o anúncio do tradutor de mensagens e da exibição dos melhores posts, a empresa volta a lançar novidades que tendem a tornar o aplicativo --que inicialmente era dedicado a mensagens curtas de texto-- cada vez mais multimídia, como as demais redes sociais que viraram febre entre os brasileiros.

"Todos os usuários já podem ver vídeos pelo aplicativo. Já a opção de captura e inclusão vai estar disponível apenas para alguns deles. Mas, em uma ou duas semanas, essa postagem será universalizada", disse Rafael Dahis, gerente de produtos para mercados internacionais do Twitter, com exclusividade ao UOL Tecnologia.

Segundo ele, a funcionalidade estará disponível para Android e iPhone. Não se sabe, no entanto, quando a alternativa vai ser liberada para os usuários do Windows Phone.  Na versão do aplicativo do Twitter para iOS, será possível subir vídeos armazenados no smartphone. Já no sistema móvel do Google, essa funcionalidade não funcionará num primeiro momento.

O gerente classifica a novidade como histórica.

"O Twitter é e sempre foi o espaço onde as pessoas publicam conteúdos em tempo real. As notícias surgem pelo aplicativo. E, com a nova opção, em dois cliques, esse tempo real poderá ser gravado e compartilhado", justificou ele, que também aponta o aumento crescente do consumo de vídeos na internet e o interesse das empresas usarem a plataforma como base para a distribuição de conteúdos.

Atualização no Twitter permite subir vídeos na plataforma de até 30 segundos - Divulgação - Divulgação
Atualização no Twitter permite subir vídeos na plataforma de até 30 segundos
Imagem: Divulgação

Diferentemente do Vine -- aplicativo de vídeos do Twitter, lançado em janeiro de 2013, que permite a captura de arquivos até seis segundos --, a nova opção do aplicativo principal da empresa vai permitir gravações mais longas. "Esses 30 segundos permitem o equilíbrio entre as necessidades do tempo real e os conteúdos significativos, ou seja, tempo mais que suficiente para se ver algo relevante."

É justamente por essas distinções que Dahis diz não acreditar que a nova funcionalidade do Twitter seja capaz de impactar na receptividade do Vine.

"Esse aplicativo conseguiu estabelecer uma cultura própria, bem como uma comunidade que tende a continuar mesmo com as novidades que acabamos de lançar", destacou ele. Segundo dados da empresa, no aplicativo são postados cerca de 1,5 bilhão de vídeos por dia.

Mensagens diretas em grupos

A segunda mudança anunciada pelo Twitter é a inclusão das mensagens diretas em grupos, antes restrita a conversas individuais.

"É uma maneira de os usuários levarem uma conversa pública para um âmbito mais privado e confortável. A gente via isso acontecendo de algumas outras formas, como o uso do e-mail, por exemplo. Mas, com essa funcionalidade, os usuários não vão mais precisar sair do Twitter para falar sobre coisas particulares", explicou Dahis.

O administrador do grupo poderá adicionar na conversa apenas pessoas que o seguem na rede social. Não é necessário, no entanto, que todos os integrantes se sigam simultaneamente. Também será possível que os integrantes incluam seus próprios convidados, desde que o número de pessoas no grupo não ultrapasse de 20.

A opção vai estar disponível a partir desta terça-feira para parte dos usuários, mas, segundo o gerente do Twitter, deve ser expandida gradativamente para todos aqueles que usam o aplicativo no sistema Android, no iPhone e pela Web. Como o recurso de vídeos, não estará disponível para o Windows Phone num primeiro momento.

A previsão, de acordo com Dahis, é que o Twitter divulgue mais novidades no decorrer do ano.

"2015 será o ano da inovação, com foco na América Latina e no Brasil", disse ele, que não especificou os próximos lançamentos, mas adiantou estarem relacionado com "tuítes mais ricos e interativos, que vão além dos 140 caracteres para acompanhar as mudanças de interação dos usuários".

O gerente cita ainda um investimento na melhoria da inteligência artificial da "timeline".