Topo

Adobe processa loja Forever 21 nos EUA por usar Photoshop pirata

Varejista de moda Forever 21 é acusada nos EUA por usar programas não-licenciados - Divulgação
Varejista de moda Forever 21 é acusada nos EUA por usar programas não-licenciados Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 11h27

A Adobe está processando nos Estados Unidos a loja de roupas Forever 21. Na ação, a companhia de software acusa a varejista de moda de usar 63 cópias de programas piratas, como Photoshop, Acrobat e Illustrator. As informações são do site norte-americano "The Verge".

Outras empresas também acusam a Forever 21 de usar software não-licenciado no processo. Autodesk (que desenvolve o Autocad) e a Corel (desenvolvedora do WinZIP e do Paint Shop Pro).

Não fica claro no processo se a Adobe moveu a ação baseada em monitoramento da loja de roupas. Porém, a empresa de software chega até a citar números de registro usados pela Forever 21.

Por infringir diretos autorais, a companhia pede que a loja de roupas "compense os lucros perdidos" e pague por eventuais "danos adicionais".

Pelo menos desde 2011, a Adobe passou a oferecer diferentes formas de os usuários terem acesso aos seus programas. A companhia, por exemplo, disponibilizou planos de assinatura para usar seus softwares por determinado período.

No caso específico do Photoshop, é ainda possível comprar diferentes versões do programa, que ficam mais caras conforme o número de recursos adicionais que ele tem.