Topo

Com 2TB de espaço e processador ágil, HD externo WD My Cloud custa R$ 700

Apesar de preço salgado, HD externo My Cloud da WD agrada pela facilidade de salvar tudo na nuvem e disponibilizar conteúdo em dispositivo - Reprodução
Apesar de preço salgado, HD externo My Cloud da WD agrada pela facilidade de salvar tudo na nuvem e disponibilizar conteúdo em dispositivo Imagem: Reprodução

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 06h00

O HD externo My Cloud da WD agrada pela facilidade de salvar tudo na nuvem e disponibilizar o conteúdo em qualquer dispositivo com o aplicativo homônimo instalado. Apesar de não ser fácil arrumar um espaço para ele (são 13,93 cm de profundidade), o aparelho seduz pelo seu armazenamento de 2 TB.

De acordo com a WD, o modelo testado pelo UOL Tecnologia permite salvar cerca de 500 mil músicas e pode ser adquirido por R$ 700. Apesar do preço salgado, o HD compensa com seu ágil processador dual-core (por exemplo, se excluir um álbum de músicas inteiro pelo app no celular, automaticamente ele desaparecerá do computador).

Para usá-lo, primeiro conecte o My Cloud na tomada e depois no roteador. Seguindo o passo-a-passo do próprio dispositivo, o usuário ainda deve se cadastrar na WD e registrar o HD. Após concluir a etapa, basta começar a salvar o que quiser no produto.

Na prática

Transferir o conteúdo para o My Cloud não é muito simples. Se não existisse um tutorial no site ensinando o procedimento, o usuário provavelmente sofreria para descobrir sozinho. Isso porque não existe uma função automática. É necessário clicar na tecla Windows + R, procurar pelo dispositivo e só então salvar o conteúdo.

Porém, uma vez que suas fotos, músicas, documentos, e demais conteúdos estiverem no HD, você conseguirá acessá-los rapidamente. Basta baixar e abrir o aplicativo da WD (disponível para Windows e Mac, além de iOS e Android) e começar a usufruir.

O app tem uma interface simples. Além de poder ouvir as músicas na hora que quiser, ver fotos (e até compartilhá-las por e-mail, WhatsApp ou Facebook), ler arquivos, entre outras funções, ele permite que o usuário também mande sua mídia do celular e tablet direto para o armazenamento (mais fácil do que o processo do PC).

Por fim, o HD externo permite compartilhar o conteúdo do usuário com outras pessoas. O proprietário cria um login para o convidado e determina quais pastas ele pode ver. Assim, ele recebe um e-mail com um link, acessa-o e vê o que você disponibilizou.