Topo

Campus Party começa nesta terça-feira com a presença de 8.000 participantes

Participante da Campus Party 2014 descansa em barraca; evento foi realizado no Parque Anhembi no ano passado - Miguel Schincariol/AFP
Participante da Campus Party 2014 descansa em barraca; evento foi realizado no Parque Anhembi no ano passado Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/02/2015 06h00

A 8ª edição da Campus Party começa nesta terça-feira (3) em São Paulo. Com a presença confirmada de 8.000 participantes (que pagaram ingressos entre R$ 170 e R$ 300), o evento desse ano vai até 8 de fevereiro e será realizado no Centro de Exposições São Paulo Expo (antigo Centro de Exposição Imigrantes).

Os participantes desta edição contarão com um link de internet de 50 Gbps (Gigabits por segundo) compartilhado entre todos os campuseiros. A título de comparação, a conexão média no Brasil é de 2,9 Mbps (Megabits por segundo), segundo a Akamai.

A Campus Party 2015 celebra o 150º aniversário do livro "Da Terra à Lua", do escritor francês Júlio Verne. Em função disso, haverá uma série de palestras relacionadas à astronomia. Inclusive, todos os palcos temáticos da Campus Party 2015 levam nomes de planetas ou satélites --as exceções são os relacionados à empreendedorismo e start-ups (empresas em estágio inicial).

Além das pessoas que pagaram para usufruir da internet ultrarrápida, o evento contará com um espaço gratuito para a visitação, chamado Open Campus. Para entrar nessa área, basta fazer um cadastro online. Quem for até o local e não tiver feito o procedimento também conseguirá entrar. No entanto, a organização recomenda a inscrição pela web para que o participante evite filas.

A seção contará com projetos acadêmicos desenvolvidos por centros de pesquisa de universidades, palestras de webcelebridades (como os fundadores do blog "Jovem Nerd" e do blog de humor "Jacaré Banguela"), um estande do Sebrae (que oferecerá dicas para quem quer montar a própria empresa) e uma área direcionada à inclusão digital.

O que levar

- Computador (desktop ou notebook), com CPU, monitor, mouse, teclado, CD-ROM, disco rígido e fones de ouvido (amplificadores estão proibidos);

- Roteador (não há Wi-Fi na Arena, mas é permitido usar o aparelho para compartilhar a rede do evento);

- Roupa confortável e quente, para o frio que pode fazer à noite;

- Documentos, cartão de crédito e/ou dinheiro;

- Medicamentos, no caso de alergia ou diabetes, por exemplo; é recomendável, ainda, levar remédios básicos como anti-inflamatórios e analgésicos;

- Carregador de celular;

- Cadeados;

- Tomadas (benjamim ou placas) para a corrente elétrica, adaptadores, cabos de alimentação da CPU e do monitor, conectores e conversores;

- Para acampados: um saco de dormir ou um colchão inflável, um cobertor e um isolante térmico para o piso;

- Toalhas para o banho e produtos de higiene pessoal: escova de dentes, creme dental, desodorante, sabonete, xampu etc;

- Cordas e pregadores para pendurar roupa ou um saco apenas para guardá-las;

- Fita adesiva para empacotar e guardar os equipamentos ao fim da Campus Party.

O que fazer quando chegar

Todo participante deverá fazer o credenciamento e identificar os equipamentos trazidos. Os portões serão abertos ao meio-dia do dia de 3 de fevereiro.

Como funciona o camping

Não será permitido o uso de barracas que não as fornecidas pelo evento. Mas é recomendável levar saco de dormir ou colchão inflável, cobertor e isolante térmico para o piso. O acampamento será coberto, dentro da Campus Party, por isso não é necessário levar outros artigos como lona de proteção.

Cuidados de segurança

Dentro da Campus Party, é recomendado aos participantes levar sempre consigo a documentação, o dinheiro, o cartão de crédito, a câmera fotográfica, o telefone celular e não os deixar na barraca. Todo equipamento ganhará um adesivo com o número da credencial do participante.

Uma mochila pode ser a solução para todos os equipamentos. É recomendado aos participantes que levem cadeados próprios para as barracas e computadores nas bancadas.

Haverá serviço de segurança 24 horas em todas as áreas, mas a organização não se responsabiliza por furtos ou roubos de materiais ou qualquer objeto pessoal. Por isso, não é recomendável abandonar os pertences sem vigilância ou cadeado.

Serviço
Campus Party Brasil 2015
Quando: De 3 de fevereiro a 8 de fevereiro. Os portões serão abertos a partir das 12h do dia 3 de fevereiro para quem acampa.
Onde: Centro de Exposições São Paulo Expo (antigo Centro de Exposição Imigrantes). Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. São Paulo.
Quanto: Ingressos esgotados (é possível visitar área de exposições gratuita)
Mais informações: www.campus-party.com.br