Topo

KeePass reúne e organiza senhas de diferentes sites e serviços

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 06h00

A cada dia que passa, os sites pedem mais e mais caracteres para se fazer uma senha. Apesar de o objetivo ser proteger os usuários, as exigências na hora de criá-las podem confundir depois. Para poder organizar essas sequências, o programa KeePass reúne seus diferentes logins em uma interface simples e prática.

Para usá-lo é fácil. Baixe o software em seu computador e instale-o (apesar de o processo ser em português, o KeePass é totalmente em inglês). Depois clique no primeiro ícone, que é um papel em branco. O programa pedirá para colocar uma senha. Ela servirá para destravá-lo e será o único código que você usará daqui para frente.

Agora, está na hora de guardar seus logins. Escolha uma das categorias, como Windows ou E-mail, e clique no ícone que possui uma chave com um pequeno símbolo verde. Especifique a nova adesão (por exemplo, Facebook ou Hotmail) e preencha com os dados cadastrais. Selecione OK e pronto, a senha estará salva.

Sempre que precisar usar uma das senhas, clique em cima do nome do serviço e depois selecione o botão que possui o desenho de um papel branco com uma chave. Ele copiará os caracteres, fazendo com que você só precise colá-los diretamente no site.

Apesar de ajudar na organização e armazenamento das senhas, o KeePass possui um pequeno problema: ele não mostra o que foi digitado. O programa garante que tudo o que é colocado em sua interface é protegido com os algoritmos especiais, como AES e Twofish.