Topo

Twitter fecha acordo para exibir tuítes em resultados de busca do Google

Acordo entre Google e Twitter vai fazer mensagens do microblog aparecerem na busca da gigante de tecnologia - Regis Duvignau/Reuters
Acordo entre Google e Twitter vai fazer mensagens do microblog aparecerem na busca da gigante de tecnologia Imagem: Regis Duvignau/Reuters

Sarah Frier

Da Bloomberg

05/02/2015 14h42

O Twitter Inc. fechou um acordo com o Google Inc. para que suas atualizações de 140 caracteres possam ser encontradas mais facilmente na internet.

Na primeira metade deste ano, os tweets vão começar a aparecer entre os resultados de pesquisas no Google à medida que forem publicados, graças a um acordo que dá para a empresa web acesso ao firehose do Twitter, a torrente de dados gerada pelos 284 milhões de usuários do serviço de microblogging, disseram pessoas com conhecimento do assunto na quarta-feira. Antes, o Google tinha que se arrastar pelo site do Twitter em busca dessas informações, que agora vão chegar automaticamente.

O acordo destaca os avanços que o CEO do Twitter, Dick Costolo, está fazendo para que os tweets sejam vistos por uma quantidade maior de pessoas que não utilizam o serviço e para gerar mais renda com publicidade, ao contar com um público mais amplo. O Twitter, que também fornece dados para o serviço de pesquisa Bing, da Microsoft Corp., e para o Yahoo! Inc., visa atrair mais pessoas para seu site, pois o crescimento do número de usuários está desacelerando. Nesta semana, o Twitter anunciou acordos para exibir anúncios no aplicativo móvel do Flipboard Inc. e com o Yahoo Japan Corp.

Os engenheiros do Twitter e do Google já estão trabalhando na união, disseram as fontes, que solicitaram anonimato porque o acordo não é público. As duas empresas tiveram uma aliança semelhante de 2009 a 2011. Ali Rowghani, ex-CEO do Twitter, se opunha à renovação do acordo para ter mais controle sobre os conteúdos do Twitter, e o contrato expirou, disseram as fontes.

Will Stickney, porta-voz do Twitter, que tem sede em São Francisco, não quis comentar. Jason Freidenfelds, porta-voz do Google, que tem sede em Mountain View, Califórnia, não respondeu imediatamente a uma mensagem em busca de comentários.

'Oportunidade única'

O acordo entre as empresas não envolve receita obtida com publicidade, disse uma das fontes. Isso indica que o Twitter receberá renda pelo licenciamento de dados, que totalizava US$ 41 milhões no terceiro trimestre, frente a US$ 16 milhões um ano antes.

Anthony Noto, diretor financeiro do Twitter, disse na reunião de analistas da companhia, em novembro, que vinha trabalhando para que os tweets fossem encontrados mais facilmente através das ferramentas de busca e que negociar com os provedores de pesquisas poderia ser uma "oportunidade única" para distribuir os tweets a mais pessoas.

O Twitter deve informar amanhã seus lucros trimestrais.