Topo

Facebook Lite: use a versão mais leve do app da rede social em seu Android

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

09/02/2015 06h00

Recentemente, o Facebook lançou uma versão mais leve de seu aplicativo para sistema operacional Android. Chamado de Facebook Lite, o programinha é indicado para celulares antigos, de entrada e para quem não tem acesso a uma boa conexão de internet móvel.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Dotado de uma interface mais simplificada, o novo app tem apenas 252 KB e funciona em aparelhos a partir do Android 2.2. Ele também é super-rápido e tem integração com o Messenger, dispensando o segundo aplicativo e facilitando as conversas.

Porém, o Facebook Lite tem um grande problema: ele não está disponível de forma oficial para o Brasil. O aplicativo foi desenvolvido para mercados emergentes e pode ser usado preferencialmente, por padrão, em Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri Lanka, Vietnã e Zimbábue.

Entretanto, é possível baixá-lo em seu celular já que está liberado na rede seu APK (Android Package), arquivo compilado que é usado para instalar programas no Android de forma paralela a Google Play.

Por isso, é importante ressaltar que a instalação pode gerar problemas no telefone ou contratempos. Nos testes do UOL Tecnologia, não houve problemas de qualquer origem. Entretanto, só realize a operação se tiver certeza do que irá fazer e se estiver ciente de que não se trata de um app para ser, nativamente, usado no Brasil.

Para usar o APK, primeiro o usuário deve habilitar diretamente no celular a instalação de programas que venham de fora da Google Play. Só depois, você deve baixar e executar o programa. Para ver o procedimento em capturas, acompanhe a seguir. O tutorial foi feito em um Android 4.4.2, mas é similar em outras versões do sistema operacional.